http://repositorio.unb.br/handle/10482/15178
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_DelciaSilvaFrancischetti.pdf | 8,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Conformação contemporânea do Barroco na identidade cultural brasileira |
Autor : | Francischetti, Délcia Silva |
Orientador(es):: | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto:: | Arte barroca - Brasil Identidade brasileira |
Fecha de publicación : | 14-feb-2014 |
Data de defesa:: | 29-dic-2013 |
Citación : | FRANCISCHETTI, Délcia Silva. Conformação contemporânea do Barroco na identidade cultural brasileira. 2013. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | Na formação da identidade brasileira o Barroco, enquanto arte e conceito assumiu um papel preponderante. Os seus componentes estéticos foram utilizados para compor uma linguagem autônoma baseada na imagem, servindo como meio para a formulação de um discurso político-ideológico, visando
facilitar a comunicação entre conquistadores e conquistados, e posterior domínio europeu sobre as
populações nativas e os demais grupos étnicos incorporados ao processo de formação do povo brasileiro. A arte colonial brasileira, resultado do uso sistemático dessa linguagem, foi utilizada no século XVI
como dispositivo a serviço da Contrarreforma, mostrando-se particularmente eficiente enquanto estratégia de aproximação e persuasão, propiciando a subjetivação de índios e negros baseada em valores
essencialmente brancos e europeus. Este trabalho resgata o percurso do Barroco na história brasileira, enquanto arte, dispositivo e conceito, considerando-o nos contextos históricos que precedem e sucedem
o descobrimento do Brasil até a atualidade, buscando elementos característicos cujos referenciais visuais coincidam com aqueles presentes na arte barroca e em suas recontextualizações presentes na
comunicação de massa do Brasil do século XXI, propondo uma reflexão sobre o papel do Barroco como chave na conformação da identidade cultural brasileira. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT In the building of Brazilian identity, the Baroque, as art expression and concept, took a preeminent role. Their aesthetic components were used to compose a language based on autonomous image that was applied in constructing a political-ideological discourse, in order to facilitate the communication between conquerors and conquered. In the same sense, Baroque was used to assure the European dominance over the native populations and other ethnic groups incorporated into the process of formation of the Brazilian people. The Brazilian colonial art, which resulted from the systematic use of this language, was taken in the sixteenth century as a device to Counter-Reform, being particularly effective as an approach and persuasion strategy, providing the subjectivity for Indians and Blacks based mostly in white and European values. This work recovers the path of the Baroque in Brazilian history, as art and device concept, considering the historical contexts that preceded and followed the Brazil’s discovery, in the XV century up to nowadays, seeking elements whose visual references characteristics matches to those present in the Baroque and in their reconfigurations within Brazilian mass communication in the XXI century, proposing a reflection on the role of the Baroque as key to shape the Brazilian cultural identity. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Pós-Graduação em Comunicação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.