http://repositorio.unb.br/handle/10482/15181
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_IzabellaSilvaNegraoTrajano.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal |
Autor(es): | Trajano, Izabella da Silva Negrão |
Orientador(es): | Vieira, Josênia Antunes |
Assunto: | Imagem Multimodalidade Representações sociais Ideologia Multiletramentos |
Data de publicação: | 14-Fev-2014 |
Data de defesa: | 28-Nov-2013 |
Referência: | TRAJANO, Izabella da Silva Negrão. A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal. 2013. 210 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A pesquisa intitulada “A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal” tem como objetivo investigar a função semiótica de imagens como agentes de construção de representações sociais e ideológicas, como formas simbólicas mediadas pelos meios de comunicação de massa, influenciando diretamente na produção de significados do discurso. O estudo defende a tese de que “a imagem desempenha um papel de agente na construção de representações sociais e ideológicas de estruturas sociais, por meio de múltiplas articulações semióticas no discurso multimodal”. Para alcançar esse objetivo, discursos multimodais de uma marca e de um produto foram
selecionados para ser investigados em três segmentos diferentes de análises: análise textual e discursiva, análise social e análise multimodal. Essas diferentes análises também tiveram como objetivo responder aos três questionamentos que nortearam a pesquisa: (1) Qual a relevância do estudo da imagem como agente de representações sociais e ideológicas no discurso multimodal? (2) Como as imagens atuam na construção dessas representações marcadas nos discursos como modo de produção de significados? (3) Qual é o papel da imagem no discurso multimodal para uma nova perspectiva do letramento? A pesquisa enquadra-se no perfil da investigação qualitativa, uma vez que demanda uma
visão mais holística do processo de pesquisa social, com diferentes metodologias, contribuindo para a sua sustentação e embasamento. (BAUER; GASKELL; ALLUM, 2008, p. 26). Fundamentada nas teorias da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992, 1995, 2003, 2006, 2010, 2012), da Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996], 2006), da Multimodalidade (KRESS, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001), da Ideologia (THOMPSON, [1995], 2009) e dos ‘Multiletramentos’ (ROJO, 2012), evidenciamos que a imagem desempenha, com todo o seu potencial semiótico, importante papel de agência no discurso e, por esse motivo, merece ser estudada e ser reconhecida como um modo semiótico capaz de produzir significados. Buscar esse reconhecimento, hoje, no mundo moderno, é reconhecer que esse mesmo mundo está cada vez mais
multimodal e, por isso, outros modos semióticos de comunicação e de linguagem são exigidos pela sociedade globalizada, demandando o conhecimento de novos letramentos (multiletramentos) e da prática deles no ambiente escolar, a fim de possibilitar aos estudantes (leitores) condições reais para o entendimento do discurso por meio de
diversos recursos semióticos. Ao analisar as campanhas publicitárias, ora discursos
multimodais, foi possível evidenciar que os anunciantes de uma marca ou produto,
conscientes da agência das imagens, empregam tal modo semiótico com sutileza e criatividade na tentativa de conquistar o seu público-alvo e dessa forma auxiliam na construção da representação social e ideológica dessas estruturas sociais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The entitled research “The image as an agent of social and ideological representations into multimodal discourses”, aims to investigate about the semiotic function of images as agents of construction of social and ideological representations in multimodal discourses as symbolic forms mediated by the mass media, influencing straightly on the discourse eaning making. The study supports the thesis that “the image plays a role of an agent in the construction of social and ideological representations of social structures, through multiple semiotic articulations into the multimodal discourse”. To reach this goal, multimodal discourses of a brand and a product were selected for three different segments of analyses: textual and discursive analysis, social analysis and multimodal analysis. These different ways of analyses also aimed to answer to the three questions which directed the research: 1) What is the relevance of the image as an agent of social and ideological representations into multimodal discourses? 2) How do images act in the construction of these representations marked in discourses as a mode of meaning making? 3) What is the roll of the image into the multimodal discourse for a new perspective of literacy? The research makes part of a quality study, which different methodologies help to sustain and to base (BAUER, GASKELL e ALLUM, 2008, p. 26). Based on theories such as Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992, 1995, 2003, 2006, 2010, 2012), Social Semiotics (KRESS e VAN LEEUWEN, [1996], 2006), Multimodality (KRESS, 2010; KRESS e VAN LEEUWEN, 2001), Ideology (THOMPSON, [1995], 2009) and ‘Multiliteracies’ (ROJO, 2012), we evidenced that the images do play, with its all semiotic potential, an important role as agents into the discourse and because of this they deserve to be investigated and acknowledged as semiotic modes which are as capable to make meanings, as the verbal language is. Requesting that acknowledgement, in this modern world, means that we recognize this world has become more and more multimodal and because of that other communicational and language semiotic resources are required by this globalized society, demanding a knowledge of new literacies (‘multiliteracies’) and also their practice into the scholar field, to enable real possibilities to the students (readers) in order to make them understand the discourse through a range of semiotic resources. Analyzing such advertisements, multimodal discourses, was possible to perceive that brand or product advertisers, who are aware of the agency of images, use such semiotic resources with acuity and creativity in the attempt of attracting their audience and doing that, help to construct the social and ideological representations of these social structures. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013. |
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