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Título: Viabilidade técnica econômica de misturas de solo-RCD em camadas de base de pavimentos urbanos : estudo de caso : Município de Campo Verde - MT
Autor(es): Amorim, Enio Fernandes
Orientador(es): Ribeiro, Luís Fernando Martins
Coorientador(es): Costa, Juzélia Santos da
Assunto: Pavimentação
Resíduos sólidos
Reciclagem
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc.)
Data de publicação: 19-Fev-2014
Referência: AMORIM, Enio Fernandes. Viabilidade técnica econômica de misturas de solo-RCD em camadas de base de pavimentos urbanos: estudo de caso: Município de Campo Verde - MT. 2013. xxii, 151 f. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A estocagem e a disposição dos resíduos de construção e demolição de obras civis (RCD) ainda não se encontram perfeitamente associadas a uma destinação sustentável e em contrapartida a geração destes resíduos vem aumentando em quantidade no mundo. É importante ressaltar que seu indevido acúmulo gera ônus para a saúde pública, impacto ao meio ambiente e uma grande poluição visual. Consubstanciado nestes aspectos, algumas pesquisas realizadas em vários locais do Brasil e do mundo apontam para a viabilidade do aproveitamento desses resíduos em obras viárias. Neste contexto, a presente pesquisa propõe uma solução alternativa para construção de camadas de base de pavimentos urbanos, a partir de uma mistura de solo com RCD. Neste sentido, foram realizadas análises do comportamento mecânico e do desempenho funcional de um pavimento urbano por meio de ensaios geotécnicos de laboratório e de campo e da execução de um trecho experimental em pavimentação asfáltica, onde se utilizou na camada de base, um RCD associado a um solo laterítico típico do município de Campo Verde - MT. Como forma de avaliar a viabilidade econômica da solução adotada nesta pesquisa também foi realizada uma avaliação baseada nos conceitos da engenharia econômica. O programa experimental relativo aos ensaios geotécnicos de laboratório foi realizado a partir de amostras de RCD oriundas de restos de concreto, alvenaria e pisos, bem como na análise de misturas de um solo proveniente das proximidades do município de Campo Verde - MT com as frações de RCD mencionadas. Os métodos de investigação de laboratório e de campo basearam-se nos ensaios de caracterização física, de compactação e CBR, de difratometria por raios-X (DRX), do pH, da resistência à compressão simples, do módulo de resiliência, do cisalhamento rápido, das análises da quebra de grãos, dos ensaios de sucção, do controle de compactação em campo, da resistência à penetração dinâmica e de avalições de deflexões oriundas dos ensaios realizados com o auxílio da viga Benkelman. Os procedimentos de ensaios basearam-se nas recomendações impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) e American Society for Testing and Materials (ASTM) e/ou por procedimentos específicos descritos por fabricantes de equipamentos ou pesquisadores renomados. Os resultados obtidos mostraram o potencial de aplicação do RCD como uma alternatva para aplicação em obras de pavimentos urbanos, de modo que se constatou a sua viabilidade técnica-econômica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The storage and disposal of wastes of the civil construction and demolition works (CDW) are yet not perfectly associated to a sustainable destination and, in contrast, the generation of these wastes is increasing in quantity worldwide. It is important to point out that their improper accumulation generates burden to public health, environmental impact and great visual pollution. Embodied in these respects, some researches carried out in various parts of Brazil and of the world indicate the feasibility of taking advantage of such wastes in road works. In this context, this research proposes an alternative solution for materials destined to the base layers of urban pavement, from a mixture of soil with CDW, having as element of study the analysis of mechanical behavior and functional performance of an urban pavement, carried out from the conception of laboratory and field geotechnical tests and execution of an experimental section in asphaltic paving, in which CDW was used associated with laterite soil (typical in Campo Verde - MT city) in the base layer. As a way to evaluate the economic viability of the solution adopted in this study, an evaluation based on economic engineering concepts was also conducted. The experimental programme of laboratory geotechnical tests worked with CDW samples from remnants of concrete, masonry and floors, as well as the analysis of mixtures of a sort of soil from the vicinity of Campo Verde - MT with the fractions of CDW. The laboratory and field research methods were based on tests of physical characterization, compaction and CBR, X-ray diffractometry (DRX), pH, unconfined compression test, resilient modulus, quick shear, analysis of kernel cracking, suction tests, compaction control in the field, resistance to dynamic penetration and deflection assessments from tests carried out with the help of Benkelman beam. The tests procedures were based on recommendations imposed by the Brazilian Association for Technical Standards (ABNT), National Transportation Infrastructure Department (DNIT), American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) and American Society for Testing and Materials (ASTM) and/or by specific procedures described by equipment manufacturers or renowned researchers. The results obtained showed the potential of applying RCD as an alternative for urban pavement works, having been confirmed its technical and economic feasibility.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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