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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15287
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Title: A relação criança queimada e cuidador e a vivência da queimadura
Authors: Coelho, Mariana Guedes
Orientador(es):: Queiroz, Elizabeth
Assunto:: Crianças - queimaduras
Cuidadores
Imagem corporal
Psicologia clínica da saúde
Issue Date: 7-Mar-2014
Citation: COELHO, Mariana Guedes. A relação criança queimada e cuidador e a vivência da queimadura. 2013. xiii, 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: As queimaduras são consideradas um importante problema de saúde pública acarretando danos funcionais, estéticos, emocionais e sociais. É um trauma físico, extremamente doloroso, o qual pode gerar desamparo, fragilidade e uma sensação iminente de morte. A desconfiguração do corpo, a dor da lesão e do tratamento ocasionadas pela queimadura podem ser compreendidos como uma situação adversa que ameaça o desenvolvimento infantil. O cuidador da criança queimada se apresenta como uma importante fonte de apoio emocional e concreto, podendo ser promotor de comportamentos facilitadores para adesão ao tratamento. Além disso, desempenha relevante função psíquica ao mediar a ligação entre a criança queimada e suas referências antes da queimadura, favorecendo seu desenvolvimento e preservando sua identidade. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a criança queimada e seu cuidador e as influências dessa relação na vivência da queimadura no período de hospitalização e após a alta. Participaram da pesquisa, nove crianças entre cinco e 12 anos e seus cuidadores. Como critério de inclusão foram selecionadas crianças que sofreram queimaduras de 2o grau profundo e de 3o grau que possuem forte tendência à cicatrização hipertrófica, à formação de contraturas e deformações, e para os cuidadores o critério foi ter sido o principal responsável pela criança durante a internação e posterior à alta hospitalar. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos especialmente elaborados para o estudo (Questionário sociodemográfico, Ficha de dados clínicos da criança queimada e Entrevista semiestruturada) e as escalas K-SADS-PL e CAPS para avaliação do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, além do uso do desenho do próprio corpo e de tema livre. Os principais resultados permitiram concluir que a relação entre criança e cuidador pode influenciar a percepção de um ou do outro sobre a vivência de queimadura, possíveis sintomas de TEPT, bem como a variação dos sintomas atuais e do passado, de forma subjetiva e singular. Outros fatores como as informações repassadas pela equipe de saúde e o acompanhamento psicológico recebido também podem influenciar a percepção da vivência de queimadura tanto para criança como para o cuidador. A sobrecarga vivida pelo cuidador demonstrou a importância dele ser integrado ao atendimento da criança queimada não apenas como mero acompanhante, mas sim como paciente que necessita que suas demandas sejam acolhidas. Há indícios de questões relacionadas ao desenvolvimento emocional das crianças que demandam avaliação mais específica para delineamento de intervenções terapêuticas. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Burns are considered an important public health issue that can cause functional, aesthetic, emotional and social damage. It is a physical and extremely painful trauma, which can lead to helplessness, weakness and a feeling of imminent death. A refigured body with pain in result of the injury and obliged treatment caused by the burn can be understood as an adverse situation that threatens the child’s development. Psychoanalytically, the skins distortion. The caregiver of a child that has been burned is an important source of emotional and concrete support being able to provide ad promote facilitating behaviors so that one can comply with prescribed treatment. Furthermore, he or she plays a psychic role in mediating a link amongst the child that has been burnt with references of oneself prior to being burned and preserving the development and identity of that child. Therefore, this study aimed to analyze the relationship between the child that has been burned and the caregiver along with the influences and outcomes of this relationship while in hospitalization as well as after medical discharge. Nine children aged five to twelve and their caregivers participated in the study. Criteria for sample inclusion contemplated children that suffered severe second and third degree burns with a tendency to present hypertrophic scarring, contractures and deformities were invited to participate. Caregivers were selected based on being responsible for the burnt child prior to admission and after hospitalization discharge. For data collection the following instruments were designed specifically for this study: a questionnaire to inquire socio-demographic data; a clinical data sheet of the burned child; and a semi¬structured interview. Also K - SADS - PL and CAPS post-traumatic stress disorder scales, including the analysis of drawings of participants own body and free artistic productions. The principal results allow us to conclude that the relationship between a burnt child and caregiver may influence the perception of one or the other’s burn experience, possible symptoms of PTSD as well as a variation of current and past symptoms in a unique and subjective manner. Other factors such as information relayed by the health team and the accompanying psychological treatment may also influence perception of the burn experience, as much by the child as by the caregiver. The overload experienced by the caregiver has demonstrated the importance of integrating him/her in the burnt child’s treatment, not only as companions but also as patients that have demands that need to be considered. There are indications of issues related to the emotional development of these children, requiring a more specific assessment in the design of therapeutic interventions.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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