http://repositorio.unb.br/handle/10482/15370
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_AnaRitaCostadeSouzaLobo.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e sáude - CIF nos cursos de graduação em terapia ocupacional |
Autor : | Braga, Ana Rita Costa de Souza Lobo |
Orientador(es):: | Marães, Vera Regina Fernandes da Silva |
Assunto:: | Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde Ciências médicas - estudo e ensino Terapia ocupacional |
Fecha de publicación : | 24-mar-2014 |
Data de defesa:: | 2013 |
Citación : | BRAGA, Ana Rita Costa de Souza Lobo. Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e sáude - CIF nos cursos de graduação em terapia ocupacional. 2013. xi, 83 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | As Diretrizes Curriculares Nacionais em 2001, coerentes com o Ministério da Saúde, influenciaram no processo de formação de todos os profissionais de saúde, direcionando as práticas de ensino dos serviços dessa área para a utilização do modelo biopsicossocial, em consonância com o Sistema Único de Saúde – SUS. Paralelamente a essas mudanças, em 2001 a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e recomendou a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF nos serviços de saúde de todos os países membros, incluindo o Brasil. Entretanto, ainda é escasso o número de cursos de Terapia Ocupacional que aderiram a essas recomendações. Este trabalho averiguou informações referentes à graduação em Terapia Ocupacional no Brasil através do sistema e-MEC e analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) disponíveis em sites de Instituições de Ensino Superior (IES) e em sites de busca com o objetivo de verificar se houve mudança de paradigma no modelo de saúde e se a CIF foi inserida na graduação nos últimos 10 anos. A pesquisa foi caracterizada como exploratória por meio de análise documental e revelou que existem 63 cursos de Terapia Ocupacional em atividade no país, 44 em IES privadas e 19 em públicas. O trabalho evidencia que os cursos ainda são norteados pelo modelo biomédico e que a aplicabilidade da CIF e a inserção do modelo biopsicossocial são relevantes na prática de ensino. Além disso, revelou-se um quadro de desequilíbrio na distribuição das IES que oferecem os cursos por regiões, apontando um número muito superior de IES públicas na região Sudeste. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para os avanços nos estudos relacionados à inserção da CIF e do modelo biopsicossocial na graduação de Terapia Ocupacional, além de colaborar com a expansão do projeto REUNI no país, para a otimização das vagas em IES públicas nas regiões onde estão desprovidas. |
Abstract: | The National Curriculum Guidelines in 2001, consistent with the Ministry of Health, have influenced the training of all health professionals, directing the teaching practices of services in this area for the use of the biopsychosocial model, in line with the National Health System - SUS. Alongside these changes, in 2001 the World Health Organization (WHO) approved and recommended to the International Classification of Functioning, Disability and Health - ICF in health services for all member countries, including Brazil . However, it is still only very few courses in Occupational Therapy adhering to these recommendations. This study examined information pertaining to graduation in Occupational Therapy in Brazil through the system e-MEC, examined and the Pedagogical Project Courses (PPCs) available on websites of Higher Education Institutions (HEIs) and search sites in order to check whether there has been a paradigm shift in the health model and the ICF was inserted at graduation in the last 10 years. The research was characterized as exploratory through document analysis revealed that there are 63 courses in Occupational Therapy active in the country , 44 in private institutions and 19 public . The study shows that the courses are still guided by the biomedical model and the applicability of the ICF and the insertion of the biopsychosocial model are relevant in teaching practice. Furthermore, it was revealed a picture of imbalance in the distribution of HEI offering courses by region, pointing to a much larger number of public HEIs in the Southeast. The results of this research will contribute to advances in studies related to the insertion of the ICF and the biopsychosocial model in undergraduate occupational therapy, as well as collaborating with the expansion project RALLY in the country, for the optimization of the vacancies in public HEIs in the regions where they are lacking. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.