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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/15749
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Titre: Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância
Auteur(s): Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
Orientador(es):: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Coorientador(es):: Rebelo, Teresa Manuela Marques dos Santos Dias
Assunto:: Ensino a distância
Pessoal - treinamento
Evasão
Aprendizagem
Date de publication: 3-jui-2014
Référence bibliographique: JESUS, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de. Estudo multinível de antecedentes do impacto no trabalho e da persistência/evasão em treinamentos a distância. 2014. xxvii, 348 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: O objetivo deste estudo foi analisar os antecedentes de efetividade de treinamento e da persistência/evasão em cursos oferecidos na modalidade a distância no contexto de trabalho. Tomando como base os conhecimentos teóricos e evidências empíricas da área de treinamento e desenvolvimento, foram elaboradas hipóteses sobre a influência dos estilos de aprendizagem, das crenças sobre o treinamento a distância e da cultura organizacional sobre a percepção de impacto e sobre a decisão de persistência/evasão. Essas relações hipotéticas foram testadas por meio de modelos multiníveis lineares e logísticos utilizando quatro escalas de mensuração na forma de questionários individuais. Os dados foram coletados em uma organização pública junto a participantes de treinamentos a distância. Os resultados obtidos sugerem que os estilos de aprendizagem, as crenças em sistema de treinamento e a cultura de aprendizagem são preditores significativos de percepções de mudanças no desempenho no trabalho provocados pelo treinamento e são fatores influentes na decisão de evasão. Além disto, a cultura de aprendizagem seria capaz de alterar substancialmente as relações entre aqueles estilos e crenças e estes desempenhos. Isto pode auxiliar as organizações no diagnóstico e intervenção, bem como fundamentar a elaboração de modelos teóricos de predição de efetividade e de persistência/evasão em contextos de treinamento a distância. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main goal of this study was to analyze the antecedents of training effectiveness and persistency/evasion in e-learning courses at the working environment. Based on theoretical knowledge and empirical evidence from training and development, hypotheses concerning the influence of learning style, beliefs related to e-learning and organizational culture on impact perception and on the decision of persist or evade have been formulated. These hypothetical relations have been tested with hierarchical multilevel linear and logistic models using four measurement scales with data collected from individual questionnaires answered by employees of a public organization who have participated of online training. The results suggest that learning styles, beliefs in the training system and learning culture are significant predictors for the perception of changes in work performance due to training. These factors also influence the decision to drop out. Besides, learning culture enables the capacity of substantially modify the relations between those styles and beliefs and this performance. This may help organizations on the diagnosis and intervention, so as to fundament the elaboration of theoretical models for effectiveness prediction and persistency/evasion in e-learning courses.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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