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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15755
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Title: Entonação das interrogativas e das declarativas do português brasileiro falado em Minas Gerais : modelos para o ensino de línguas
Authors: Araújo, Monique Leite
Orientador(es):: Unternbäumen, Enrique Huelva
Coorientador(es):: Font-Rotchés, Dolors
Assunto:: Língua portuguesa - entonação
Língua portuguesa - português falado
Língua portuguesa - fonologia
Competência comunicativa
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Issue Date: 4-Jun-2014
Citation: ARAÚJO, Monique Leite. Entonação das interrogativas e das declarativas do português brasileiro falado em Minas Gerais: modelos para o ensino de línguas. 2014. xvi, 235 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Nesta pesquisa, apresentamos a análise de um corpus de 128 enunciados (76 interrogativos e 52 declarativos) provenientes da fala espontânea de 32 informantes nativos brasileiros do estado de Minas Gerais. O objetivo deste trabalho é descrever a entonação das interrogativas e declarativas do português brasileiro falado em Minas Gerais para determinar os possíveis padrões melódicos desses enunciados. Contudo, ressaltamos que nossa análise não é meramente descritiva, mas aplicada, visto que partimos de uma análise de dados espontâneos, ou seja, enunciados reais, produzidos por falantes reais e em contexto real para o ensino de línguas. Logo, pretendemos apresentar os modelos melódicos desses enunciados do português brasileiro a fim de estimular tanto os profissionais da linguagem, os linguistas aplicados, os professores de línguas quanto os aprendizes de PLE a utilizar a entonação do adequada PB para assim aperfeiçoar a sua Competência Fônica e adquirir uma Competência Comunicativa plena. Seguimos o método de Análisis Melódico del Habla (AMH), exposto em forma de protocolo por Cantero & Font-Rotchés (2009). Os resultados mostraram quatro modelos melódicos das interrogativas de MG, sendo alguns deles comparáveis a outros modelos apresentados nos estados de São Paulo e Goiás, além de cinco modelos melódicos das declarativas que, até o presente momento, são inéditos. Por isso justificamos o interesse pela continuidade desta investigação, que proporciona a caracterização dos padrões de entonação do PLE e ainda comporta uma aplicabilidade para o ensino de línguas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this research, we present an analysis of a corpus of 128 utterances (76 and 52 declarative interrogative) from spontaneous 32 native speakers of Brazilian state of Minas Gerais speech. The objective of this study is to describe the declarative and interrogative intonation of the Brazilian Portuguese spoken in Minas Gerais to determine the possible melodic patterns of these statements. However, we emphasize that our analysis is not merely descriptive, but applied, since we start from an analysis of spontaneous data, with actual utterances produced by real speakers and real for language teaching context. Therefore, we intend to present the melodic models of the utterances of the Brazilian Portuguese to stimulate both language professionals, applied linguists, language teachers as learners of PLE using the proper intonation PB to thereby improve their competence and phonics acquire a full Communicative Competence. We follow the method of Análisis Melódico del Habla (AMH), exposed in the form of protocol by Cantero & Font-Rotchés (2009). The results showed four models of melodic interrogative MG, some of them comparable to other models in the states of São Paulo and Goiás, plus five of melodic declarative, so far , are new models. So we justify the interest in continuing this research, which provides a characterization of intonation patterns of PLE and also includes applicability for teaching languages.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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