http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MemóriaPatrimônioArteVisibilidadeAcervos.pdf | 164,13 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
Auteur(s): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto:: | Museus de arte Patrimônio cultural História da arte |
Date de publication: | jan-2010 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação de História - PUC-SP |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória, Patrimônio e Arte: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de História, São Paulo, v. 40, p. 43-69, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6124/4446>. Acesso em: 16 jul. 2014. |
Résumé: | O presente trabalho pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, narram suas coleções – e por fim, algumas vezes, a si mesmos –, no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo “constitua um passado” e corteje uma arte em processo de legitimação. Para tanto, analisamos nove museus de arte fundados entre 1965 e 1995. Numa análise comparativa, nossas formulações buscaram evidenciar polêmicas “apaziguadas” em torno de uma arte atual, em pleno processo de “patrimonialização” e seus efeitos nas questões identitárias de cada comunidade abordada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper intends to understand how contemporary art museums, usually seen as memory institutions, describe their collections – and, sometimes, themselves – with the intention of construct a narrative project that at the same time “constitutes a past” and woos an art in legitimating process. We, therefore, have analyzed nine art museums founded between 1965 and 1995. Our formulations, using a comparative analysis, sought to show polemics “appeased” around current art, in an ample “heritaging process” and their effects on the identity issues of each community approached. |
Licença:: | Projeto História - Esta revista oferece acesso aberto de todo seu conteúdo e pode ser consultada, baixada, impressa, copiada e distribuída sem prévia autorização do editor responsável ou do autor. Isto está de acordo com as definições de acesso aberto da B.O.A.I. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.