http://repositorio.unb.br/handle/10482/15913
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2013_MarciliodeOliveiraSuderio.pdf | 27,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Uma narrativa morfológica na Amazônia : Manaus, ligações e rupturas |
Authors: | Sudério, Marcílio de Oliveira |
Orientador(es):: | Medeiros, Valério Augusto Soares de |
Coorientador(es):: | Fischer, Sylvia |
Assunto:: | História urbana Morfologia urbana Sintaxe espacial Manaus (AM) |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SUDÉRIO, Marcílio de Oliveira. Uma narrativa morfológica na Amazônia: Manaus, ligações e rupturas. 2013. 429 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a história urbana da cidade de
Manaus, capital do Estado do Amazonas, no período compreendido entre meados
dos séculos XIX e o início do século XXI. Pretende-se relacionar o panorama
histórico à questão morfológica local, especificamente por meio da análise do
sistema viário sedimentado na cidade sob a perspectiva da Teoria da Lógica Social
do Espaço (Sintaxe do Espaço).O estudo é conduzido a partir detrês questões de
pesquisa: 1 - Qual a relação existente entre as conjunturas históricas da cidade de
Manaus e a sua configuração urbana? 2 - Houve padrões no crescimento da
mancha urbana da cidade e do seu sistema viário que correspondam a lógicas
socialmente estabelecidas? 3 - Considerando um panorama “evolutivo” de
expansão, ao fim do recorte do estudo, qual o sistema viário resultante e seu
correspondente desempenho para as atividades urbanas do quotidiano? A premissa
orientadora assume que, por meio da investigação das alterações morfológicas da
cidade de Manaus, tendo por base as estratégias de leitura e representação do
espaço fornecidas pelo escopo teórico, metodológico e ferramental, é possível
analisar com maior precisão e materialidade os processos de transformação urbana
apontados nos registros históricos do assentamento.Para o alcance das respostas,
primeiramente são discutidos os conceitos de história e cidade, primordiais à
pesquisa, enquadrando a cidade estudo de caso. Em seguida são analisados dois
recortes cronológicos arbitrados no desenvolvimento urbano de Manaus: da sua
fundação no século XVI a meados do século XX e desse período até o de 2005.
Finalmente são apresentadas as conclusões, onde são retomados e relacionados os
achados afeitos aos dois recortes, sendo também expostas as relações encontradas
entre história e morfologia urbanas e o desenvolvimento do sistema viário. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study aims to investigate the urban history of the city of Manaus, capital of Amazonas state, in the period between the mid- nineteenth century and early twenty-first century. It is intended to relate the historical background to the local morphological issue, specifically by analyzing the road system settled in the city from the perspective of the Theory of Social Logic of Space (Space Syntax). The study stems from Detres research questions: 1 – What is the relationship existing between the historical conjunctures of Manaus and its urban setting? 2 - There were patterns in the growth of the urban sprawl of the city and its road system according to socially established logical? 3 - Considering a "rolling" panorama expansion at the end of the cut of the study, which the resulting road system and its performance in relation to urban activities of daily life? The guiding premise assumes that , through the investigation of the morphological changes of the city of Manaus , based on reading strategies and representation of space provided by the theoretical , methodological and tooling scope, it is possible to analyze with greater precision and materiality processing procedures urban pointed out in the historical record of the settlement. For the range of responses, first discusses the concepts of history and city primary research, framing the city case study. Are then analyzed two chronological scrapbook arbitrated in the urban development of Manaus: its foundation in the sixteenth to the mid-twentieth century, and this period until 2005. Finally the conclusions, which are resumed and the related accustomed to the two cutouts findings, and also exposed the relationships found between history and urban morphology and development of the road system are presented. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2013. |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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