Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16273
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_RepositoriosInstitucionaisGestao.pdf255,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Repositórios institucionais e a gestão do conhecimento científico
Autor : Leite, Fernando César Lima
Costa, Sely Maria de Souza
Assunto:: Repositório institucional
Gestão do conhecimento
Comunicação científica
Conhecimento científico
Fecha de publicación : 2005
Editorial : ANCIB
Citación : LEITE, Fernando César Lima; COSTA, Sely Maria de Souza. Repositórios institucionais e a gestão do conhecimento científico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianóplis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2005. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/vienancib/paper/viewFile/1794/935. Acesso em: 15 set. 2014.
Resumen : Tradicionalmente, as universidades têm sido reconhecidas como espaços de produção e transferência de conhecimento científico. Embora seja possível encontrar na literatura especializada estudos sobre gestão do conhecimento no âmbito de universidades, esses estudos, via de regra, lidam com o conhecimento científico na mesma perspectiva do conhecimento organizacional. Entretanto, a natureza do conhecimento científico é peculiar, bem como o ambiente no qual se dá sua criação, seu compartilhamento e uso. Neste sentido, os repositórios institucionais surgem como alternativa tanto para a agilização do processo de comunicação científica quanto para a gestão do conhecimento científico (GCC). Discute-se, portanto, neste trabalho, a adequação e aplicabilidade dos repositórios institucionais como ferramenta de GCC. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Universities have, traditionally, been recognised as the loci of scientific knowledge production and transfer. Although it has been possible to find studies on knowledge management within the university context in the specialised literature, these studies usually deal with the scientific knowledge in the same perspective of the organisational knowledge. However, the scientific knowledge and the environment where it is created, shared and used are peculiar. In this sense, institutional repositories appear as an alternative to both the speed up of the scholarly communication process up and the scientific knowledge management (SKM). This paper therefore discusses the adequacy and applicability of institutional repositories as tool to the scientific knowledge management.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Portal de Eventos da ANCIB - Declaração de Direito Autoral - Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/index/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 set. 2014.
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16273/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.