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Titre: Jornalismo para além do valor-notícia : o valor-convergente como modelo para selecionar e inserir temas sociais na mídia
Auteur(s): Oliveira, Daniel Gonçalves de
Orientador(es):: Silva, Luiz Martins da
Assunto:: Jornalismo
Noticiabilidade
Terceiro setor
Date de publication: 28-fév-2008
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Daniel Gonçalves de. Jornalismo para além do valor-notícia: o valor-convergente como modelo para selecionar e inserir temas sociais na mídia. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: Existem muitos estudos que tratam da hipótese do Agenda-setting, ou do estabelecimento da agenda pública por influência da mídia. Porém, há poucas pesquisas sobre o processo inverso e complementar: o agendamento da impresa por influência da sociedade civil, ou o contraagendamento (Silva, 2006). Nesse sentido, essa pesquisa investiga, como objeto de estudo, o Agendamento convergente. O modelo foi implementado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) para aumentar as chances de que um determinado acontecimento de interesse público seja incluído como notícia pelos gatekeepers (porteiros) dos veículos de comunicação. Resumidamente, é uma técnica de jornalismo investigativo que une (converge), numa mesma sugestão de pauta, dois valores: os valores-notícia (news values) e os valores-sociais. O estudo conclui que, nesse modelo, os valores-notícia impulsionam os valores-sociais, uma vez que ambos são indivisíveis – já que habitam simultaneamente o mesmo acontecimento. O modelo significaria, portanto, mais do que um novo paradigma do “fazer jornalístico”. É a transformação e a refuncionalização dos valores-notícia. Trata-se de um modelo que não se vale apenas de estratégias para agendar os meios de comunicação. Ao contrário, é um modelo voltado ao entendimento e ao esclarecimento dos acontecimentos de interesse público, revelando-os integralmente à luz da esfera pública. Configurando-se, portanto, como uma Ação Comunicativa (Habermas). Essa pesquisa demonstra ainda o potencial do Agendamento convergente para a prática do advocacy ao revelar o seu forte impacto sobre decisores públicos (Policy Agenda Setting). __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
There are many studies about the Agenda-setting hypothesis, or the establishment of the public agenda because of the media influence. Nevertheless, there are few researchs about the inverse and complementary process: the agenda-setting of the press because of the influence of the civil society, or the contra-agendamento (Silva, 2006). In that sense, this research investigates, as the object of study, the Convergent-setting. The model was implemented by the News Agency for the Childhood Rights (ANDI) to increase the chances that a specific event of public interest will be included as news by the gatekeepers (White) of the media. In summary, it is a technique of investigative journalism that unites (converges), in the same press-release, two values: the news values and the social values. The study concludes that, in this model, the news values empower the social values, as both are indivisible – since the values inhabit simultaneously the same event. The model, therefore, could mean more than a new paradigm of "newsmaking." It is the transformation and refunctioning of the news values. It is a “synthesis model” that is not only directed to apply strategies to set the agenda of the media. On the contrary, it is a model dedicated to understand and clarify the events of public interest, revealing them integrally through the view of the public sphere. Establishing itself, therefore, as a Communicative Action (Habermas). This research also shows the potential of the Convergent-setting for the practice of advocacy with strong impacts on decision makers (Policy Agenda Setting).
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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