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Título: Representações de profissionais de saúde sobre a morte e o processo de morrer
Outros títulos: Representations of health professionals about death and the dying process
Representaciones de profesionales de la salud sobre la muerte y el proceso de morir
Autor(es): Borges, Moema da Silva
Mendes, Nayara
Assunto: Esgotamento profissional
Tanatologia
Humanização da assistência
Enfermagem - estudo e ensino
Data de publicação: Mar-2012
Editora: Associação Brasileira de Enfermagem
Referência: BORGES, Moema da Silva; MENDES, Nayara. Representações de profissionais de saúde sobre a morte e o processo de morrer. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília , v. 65, n. 2, abr. 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200019&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jul. 2014.
Resumo: Os currículos da área de saúde deixam uma lacuna na formação teórica e prática, permitindo que a morte seja interpretada como fracasso. A pesquisa objetivou apreender as representações sociais da morte e do processo de morrer para os profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Foram entrevistados cinco profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes fora de possibilidades de cura. Utilizou-se o software Alceste para apreender o conteúdo das representações sociais dos entrevistados. Da análise de conteúdo das entrevistas emergiram dois eixos distintos: o primeiro eixo agrupa classes que dizem respeito à dimensão do profissional frente à morte; o segundo eixo refere-se à dimensão subjetiva frente à morte. Os resultados ressaltam a necessidade de investir na capacitação dos alunos não somente no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também no desenvolvimento de habilidades interpessoais, elementos fundamentais para o cuidado humano, sobretudo diante a morte.
Abstract: The curricula of the health area leave a gap in the theoretical and practical formation, allowing the interpretation of death as failure. This is a qualitative research of exploratory nature. The subjects were five health professionals who provide care to patients without cure possibilities. To analyze the data, it was used the software Alceste. From the analysis of the interviews two distinct axes had emerged: the first axis consists of classes that relate to the size of the professional front to death; the second axis refers to the subjective dimension in front of death. The results reveal the need to invest in the training of students not only in the development of technical skills, but also in the development of interpersonal skills, key elements in human care, especially on death.
Resumen: Los currículos del área dejan un vacío en la educación y formación, favoreciendo que la muerte sea interpretada como un fracaso. Lo objetivo es aprehender el significado de la muerte y el proceso de morir. Esta investigación cualitativa tiene carácter exploratorio. Los sujetos fueron cinco profesionales de la salud que prestan atención a los pacientes fuera de posibilidades terapéuticas. Para el análisis de datos, se utilizó el software Alceste, Del análisis del contenido de las entrevistas dos ejes distintos habían emergido: el primer eje agrupa las clases que dicen respecto a la dimensión del profesional frente a la muerte; al secundo eje dice respecto a la dimensión subjetiva ante la muerte. Los resultados subrayan la necesidad de investir en la formación de los estudiantes a desarrollar no sólo conocimientos técnicos sino, también, en el desarrollo de habilidades interpersonales, fundamentales para el cuidado humano, especialmente teniendo en cuenta la muerte.
Licença: Revista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200019&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 jul. 2014.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200019
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