http://repositorio.unb.br/handle/10482/16411
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_CínthiaNepomuceno.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Processo transcoreográfico : uma alternativa metodológica para a docência artística na área de dança |
Auteur(s): | Nepomuceno, Cínthia |
Orientador(es):: | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto:: | Dança Dança - ensino Dança - coreografia |
Date de publication: | 8-oct-2014 |
Data de defesa:: | 20-mai-2014 |
Référence bibliographique: | NEPOMUCENO, Cínthia. Processo transcoreográfico: uma alternativa metodológica para a docência artística na área de dança. 2014. 192 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Essa tese apresenta uma proposta pedagógica para a área de dança, reunindo em um processo criativo colaborativo possibilidades de resignificar as relações entre dançarinos, coreógrafos e outros agentes envolvidos nas produções cênicas. Nesse processo, denominado transcoreográfico, o papel do artista docente é destacado em sua função de mediador das propostas criativas e didáticas, que proporcionam a interação e o amadurecimento dos dançarinos, tornando-os sujeitos colaboradores das composições. Essa mediação inspirou a adição do prefixo trans, que em latim significa “através” e “além”, ao processo coreográfico que se desenvolveu durante essa pesquisa, para representar a intenção de levar os integrantes a coreografar transpassando as ideias uns dos outros, indo além do conceito cristalizado de coreografia. Foram observados, como recorte, os processos criativos desenvolvidos pelo Corpo Baletroacústico – coletivo de artistas de dança, música e artes visuais que se reuniu em Brasília, a partir de novembro de 2012. Como produto dessa parceria, o grupo realizou a Festa do Fim do Mundo, apresentada no início de 2013 e registrada no videodocumentário de mesmo nome, contemplado com o prêmio Coletividea do Ministério da Cultura. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The creative and collaborative process is reframed in this thesis to present an alternative for dance teaching and composition. In this now called transchoreographic process, dancers, choreographers and all people involved in the performing productions interact with the mediation of an artist instructor. This mediation provides interaction and maturation of the dancers and inspired the addition of the prefix trans, which in Latin means “through” and “beyond”, turning them into subject and collaborators of the compositions. The transchoreographic process developed during this research, whose aim was to bring members to choreograph crossing each other's ideas, intended to go beyond the crystallized concept of choreography. To achieve this intent the creative processes of Corpo Baletroacustico have been observed. This group met in Brasilia in November 2012 and composed the Feast of the End of the World, presented in early 2013 and recorded in a video documentary which was awarded the prize Coletividea of the Ministry of Culture. |
Description: | Tese (doutorado)—Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.