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Title: Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília
Authors: Ribeiro, Álvaro Sebastião Teixeira
Orientador(es):: Gandolfi, Lenora
Assunto:: Sono
Sono - aspectos fisiológicos
Issue Date: 15-Oct-2014
Citation: RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira. Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília. 2014. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Introdução: Tendo em vista queixas relacionadas com o sono em crianças e adolescentes, pesquisadores tem dedicado tempo em estudá-las. Torna-se necessário dar importância a essas questões a fim de contribuir para os estudos que buscam compreender os estudantes, principalmente os adolescentes, para que se possa detectar e atuar nos fatores que diminuem a possibilidade de aprendizagem. Objetivo: Investigar a prevalência da matutinidade/vespertinidade de estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas do Recanto das Emas. Metodologia: Participaram do estudo 364 alunos do ensino fundamental com idade entre 11 e 15 anos. A validade do construto foi por critério preditivo. A escala de ritmo circadiano foi aplicada na sala de aula. Resultado: Como resultado chegou-se a conclusão de que organização do padrão sono-vigília e a consolidação do sono são sujeitas a várias modificações ao nível do ritmo sono-vigília e da duração e estrutura do sono, que comprovam muitas das patologias do sono se iniciam na infância. Além disso, a privação de sono altera o conteúdo da atividade mental durante o sono, diminuindo o rendimento cognitivo, motor e neuro comportamental relacionando os processos de atenção, memória, concentração e rendimento acadêmico. Conclusão: Os resultados do estudos levam a evidências de que os adolescentes apresentam prevalência para a vespertinidade. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: In view of complaints about sleep in teenagers is that researchers have devoted time to study them. Becomes necessary to give importance to these issues in order to contribute to studies that attempt to understand the students, especially teenagers, so you can detect and act on the factors that diminish the possibility of learning. Objective: To investigate the prevalence of morningness / eveningness students from the 6th and 9th grades of elementary education in the public schools in the Recanto das Emas. Methods: This work aims to conduct an integrative review of publications related to the pattern of the sleep / wake cycle, checking the preferences of morningness/eveningness of students in Elementary Education. The study included 364 elementary school students, with aged 11 to 15 years-old. The construct was validated by a predictive criterion. The scale of the circadian rhythm was applied to the students in the classroom. Results: As a result, it was found that the organization of the pattern of sleep-wakefulness and sleep consolidation are subject to several modifications at the level of sleep-wakefulness rhythm and sleep duration and structure, so that many sleep disorders begin in childhood. In addition, sleep deprivation changes the contents of mental activity during sleep, lowering the cognitive, motor, behavioral and neurological yield associated with attention, concentration, memory, and academic achievement. Conclusion: The results of the studies leading to evidence those teenagers preferred the eveningness.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
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