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Titre: A relação entre trabalho e educação no MST : a experiência educativa do assentamento Eldorado dos Carajás Unaí/MG
Auteur(s): Manggini, Tiago Roberto Tenroller
Orientador(es):: Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Assunto:: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Educação - trabalho
Formação intelectual
Educação do campo
Date de publication: 15-oct-2014
Référence bibliographique: MANGGINI, Tiago Roberto Tenroller. A relação entre trabalho e educação no MST: a experiência educativa do assentamento Eldorado dos Carajás Unaí/MG. 2012. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Este estudo teve como propósito investigar a relação entre trabalho e a educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tendo como universo da pesquisa o Assentamento Eldorado dos Carajás em Unaí/MG. A partir de uma visão ampla de educação enquanto processo de formação humana observamos em que medida a luta pela terra e a organização coletiva do assentamento contribui para a construção de outras formas de sociabilidade que apontem para a superação do capitalismo mesmo que dentro de suas margens. A teoria do conhecimento que delineou o trabalho foi o materialismo histórico dialético através de algumas de suas principais categorias de análise apontadas por Cheptulin (1982). A pesquisa se deu por meio de observação, questionários, entrevistas, análise documental. Os resultados nos ajudaram a evidenciar contradições que atravessam o processo em questão, da mesma forma que proporcionaram a constatação das possibilidades de superação da lógica capitalista de alienação do trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study is to investigate the relation between work and education in the Landless Rural Workers' Movement. And the universe of the research the Eldorado dos Carajás Settlement in Unai/MG. From a broad viewpoint of education as a process of human political training we observe how much the struggle for the land and the collective organization of the settlement constribute to build other forms of sociability that points towards the end of the capitalism even along its margins. The theory of knowledge that draw the work was dialetic historic materialism through some of its main categories of analisis mentioned by Cheptulin. The research was carried out through observation, questionnaires, interviews, and document analysis. The result helped us to highlight the contradictions that crosses the process in question. It also helped us to testify the possibilties of overcoming the capitalist logic of work alienation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Educação Ambiental e Educação do Campo, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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