http://repositorio.unb.br/handle/10482/1651
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ExplorandoConstrutoOrganizacao.pdf | 262,32 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Explorando o construto organização de aprendizagem no setor público : uma análise em órgão do Poder Executivo Federal brasileiro |
Auteur(s): | Guimarães, Tomás de Aquino Angelim, Gustavo Pereira Spezia, Domingos Savio Rocha, Gerlane de Azevedo Magalhães, Rodrigo Gomes |
Assunto:: | Aprendizagem Compartilhamento de recursos Poder Executivo Organizações - aprendizagem |
Date de publication: | 2003 |
Référence bibliographique: | GUIMARÃES, Tomás de Aquino et al. Explorando o construto organização de aprendizagem no setor público: uma análise em órgão do Poder Executivo Federal brasileiro. Organizações e Sociedade. v. 10, n. 27, p. 111-125, mai./ago. 2003. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10691>. Acesso em: 09 jul. 2014. |
Résumé: | O artigo descreve os principais resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2000, com o objetivo de investigar em que medida o Ministério da Integração Nacional caracteriza-se como uma ‘organização de aprendizagem’. Discute-se o
campo da aprendizagem nas organizações, suas características e suas relações
com inovação e mudança organizacionais. Dentre os fatores indicados na literatura, por
caracterizar uma ‘organização de aprendizagem’, foram explorados os seguintes: visão
compartilhada, visão sistêmica, modelos mentais, compartilhamento do conhecimento
e ambiente de incentivo à crítica. Foram realizadas 26 entrevistas com
gestores e técnicos de diferentes níveis hierárquicos do Ministério, apoiadas em roteiro
semi-estruturado. Os resultados mostram que a organização estudada, apesar de apresentar
algumas características que favorecem a aprendizagem, esta ainda não se tornou
uma prática institucionalizada. Ao final, são feitas recomendações para o Ministério estudado,
discutidas as limitações do trabalho e sugeridos novos estudos, visando a aprofundar
o debate e o conhecimento sobre o tema. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT The article describes the main results of a research undertaken in the year 2000, aimed to investigate in what extent the Brazilian National Integration Department is a learning organisation. The characteristics of that field and its relationship to innovation and organisational change are discussed. Amongst the factors suggested by the literature to build a learning organisation, the following were analysed: shared vision, systemic vision, mental models, knowledge sharing and promoting criticise environment. 26 managers and staff members of that Department, from different hierarchical levels, were interviewed, supported by a semi-structured schedule. The results show that although some characteristics that push organisational learning are present in the Department investigated, learning is not an institutionalised practice in that organisation yet. Suggestions to the organisation studied are made and work limits are discussed. New studies are suggested in order to deeper the debate and knowledge upon the field. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM) |
Licença:: | Organizações & Sociedade - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10691. Acesso em: 09 jul. 2014. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.