http://repositorio.unb.br/handle/10482/16532
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2014_EdwinFernandoMunozPipicano.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade |
Authors: | Muñoz Pipicano, Edwin Fernando |
Orientador(es):: | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto:: | Engenharia de transportes Sistema viário Transportes - Colômbia Transportes - plano Sistemas BRT |
Issue Date: | 17-Oct-2014 |
Data de defesa:: | 3-Jul-2014 |
Citation: | MUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade. 2014. xviii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | O objetivo do presente estudo foi desenvolver um método para determinar a vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT (Bus Rapid Transit), que permitiu classificar seus elementos e identificar os trechos mais importantes. Foram tratados conceitos relacionados com Sistemas BRT, vulnerabilidade, redes de transporte e centralidade de intermediação, com o fim de obter a base teórica para o desenvolvimento do método. O método compreendeu sete etapas: i) Caracterização da rede de transporte do Sistema BRT; ii) Identificação dos arcos mais importantes da rede de transporte do Sistema BRT, baseada na medida da Centralidade de intermediação); iii) Criação de cenários de interrupção na rede de transporte do Sistema BRT; iv) Avaliação dos impactos das interrupções nos arcos mais importantes da rede de transporte do Sistema BRT; v) Classificação da rede de transporte do Sistema BRT segundo a sua vulnerabilidade; e, vi) Análise dos resultados e proposta de medidas de mitigação. Este método foi aplicado no sistema de transporte de massa Transmilênio (TM) de Bogotá, na Colômbia. Na rede, identificou-se os arcos mais vulneráveis (agrupados em trechos) e também, foi realizada uma classificação de acordo com o ranking de vulnerabilidade, elaborado a partir do cálculo da centralidade de intermediação e o cálculo do impacto produzido pela ocorrência de um incidente, com foco na operação e nos usuários deste sistema. Como resultado, encontrou-se que os trechos mais vulneráveis são os que compõem o Troncal Caracas Norte, com uma participação de 20,4% em relação aos outros trechos da rede de transporte. Com as análises dos resultados, foi possível propor medidas de mitigação para diminuir o impacto pelas ocorrências de incidentes, resultantes de ações humanas ou naturais, de maneira planejada ou imprevisível. Levando-se em consideração esses aspectos, o método poderá contribuir de forma significativa na geração de benefícios sociais e econômicos para uma cidade. Adicionalmente, este estudo, pode-se constituir em uma ferramenta importante para os planejadores e os tomadores de decisões para auxiliar no planejamento de novos investimentos, priorização da manutenção e ou ampliação dos corredores de transporte público. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this study was to develop a method to analyze the vulnerability of the transport network of Bus Rapid Transit (BRT), that allowed classifying and identifying the most important sections. Among the concepts consulted were: BRT Systems, vulnerability, transport network and centrality, to obtain a theoretical basis for the method development. The method encompassing seven stages: i) Characterization of the transport network of the BRT system; ii) Identification of the major links of the transportation network of the BRT system, based on the betweenness centrality measure; iii) Creation of disruption scenarios; iv) Evaluation of the impact of disruptions of the major arcs of the transportation network of the BRT system; v) Classification of transport network of the BRT system according to their vulnerability vi) Analysis of results and proposed mitigation measures. This method was applied to the mass transportation system Transmilenio in Bogotá, Colombia. As a result, the most vulnerable links of the network ( grouped into sections ) were identified, and also it was possible make a classification according to the ranking of vulnerability, made from calculation of betweenness centrality and calculation of the impact caused by the occurrence of an incident, focusing on the operation and the users of this system. It resulted most vulnerable the segments that compose the Troncal Caracaras Norte, with a share of 20,24% in relation with the others segments of the transport network. With the analysis of the results made it will be possible to propose mitigation measures to reduce the impact caused by the occurrence of incidents resulting from human or natural actions, in a planned or unexpected. Considering these aspects, the method can significantly contribute in generating social and economic benefits for the city. Also, it can become na important tool for planners and decision makers as na aid in planning new investments, prioritizing maintenance and/or expanding of public transport corridors. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN El objetivo del presente estudio fue desarrollar um método para analizar la vulnerabilidad de la red de transporte de Sistemas de Autubuses de Tránsito Rápido – BRT (Bus Rapid Transit), que permitió clasificar sus elementos e identificar los tramos más importantes. Fueron consultados conceptos relacionados con Sistemas BRT, vulnerabilidad, redes de transporte y centralidad, con el fin de obtener uma base teórica para el desarrollo del método. El método compredió siete etapas: i) Caracterización de la red de transporte del Sistema BRT; ii) Identificación de los arcos más importantes de la red de transporte del Sistema BRT, con base em la medida de centralidad de intermediacíon; iii) Creación de escenarios de interrupción em la red de transporte del Sistema BRT; iv) Evaluación de los impactos de las interrupciones em los arcos más importantes de la red de transporte del Sistema BRT; v) Clasificación de la rede de transporte del Sistema BRT según su vulnerabilidad; y. vi) Análisis de los resultados y propuesta de medidas de mitigación. Este método fue aplicado em el sistema de transporte masivo Transmilenio de Bogotá, em Colombia. Como resultado, em la red se identificaron los arcos más vulnerables (agrupados en tramos) y también se logró realizar uns classificación de acuerdo com el ranking de vulnerabilidad, elaborado a partir del cálculo de la centralidad de intermediación y del cálculo del impacto producido por la ocurrencia de um incidente, com foco en la operación y en los usuarios de estos sistemas,. Como resultado se encontró que los tramos más vulnerables son los que componen la Troncal Caracas Norte, com uma participación de 20,4% em relación con los otros trechos de la red de transporte. Con el análisis de los resultados fue posible proponer medidas de mitigación, para disminuir el impacto generado por la ocurrencia de incidentes que resultam de acciones humanas o naturales, de forma planeada o imprevisible. Tomando en consideración esos aspectos, el método podrá contribuir de forma significativa em la generación de beneficios sociales y económicos para uma ciudad. Adicionalmente, puede convertirse en una herramienta importante para los planeadores e tomadores de decisiones como um apoyo em el planeamiento de nuevas inversiones, priorizando obras de mantenimiento y/o ampliación de corredores de transporte público. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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