Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16546
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_MarianaRodriguesMoura.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open
Title: A criação das agências reguladoras no Brasil : uma análise dos diferentes padrões de agendamento
Authors: Moura, Mariana Rodrigues de
Orientador(es):: Coêlho, Denilson Bandeira
Assunto:: Teoria da comunicação
Agências reguladoras
Stakeholders
Issue Date: 17-Oct-2014
Citation: MOURA, Mariana Rodrigues de. A criação das agências reguladoras no Brasil: uma análise dos diferentes padrões de agendamento. 2014. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: A primeira agência reguladora brasileira surgiu em meados da década de 1990 e a última em 2005. Dentro de uma década e três mandatos presidenciais, dez agencias reguladoras federais foram criadas, em diversos setores, tais como energia, telecomunicações, petróleo, meio-ambiente, saúde suplementar, vigilância sanitária, transporte e aviação civil. Mas apesar de abarcarem áreas bastante distintas, o formato institucional é o mesmo: autarquias especiais, com mais autonomia do que outros órgãos e entidades governamentais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir o contexto no qual estas agências se tornaram realidade (a chamada Reforma Regulatória) e definir quais foram os fatores que permitiram o agenda-setting do tema repetidamente, em diferentes áreas. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The first Brazilian regulatory agency was created in mid-90s and the latest one in 2005. Within about a decade and three presidential terms, ten federal regulatory agencies were created and they oversee various sectors, including energy telecommunications, oil, environment, supplementary health care, health surveillance, transport and civil aviation. But, although they oversee such diverse areas, their institutional format is the same: special autarchies, with more autonomy than other government bodies or entities in Brazil. The main goal of this paper is to discuss the context in which these agencies were created (the Regulatory Reform) and determine what where the factors that permitted the agenda-setting of the theme several times over different sectors.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16546/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.