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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16570
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Title: Hospitalidade como vantagem competitiva : um estudo de caso das instituições turísticas de Palmas – TO na visão dos atores
Authors: Erig, Geruza Aline
Orientador(es):: Nascimento, Maria Elenita Menezes
Assunto:: Hospitalidade
Turismo - Palmas (TO)
Issue Date: 20-Oct-2014
Citation: ERIG, Geruza Aline. Hospitalidade como vantagem competitiva : um estudo de caso das instituições turísticas de Palmas – TO na visão dos atores. 2014. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O município de Palmas, no Estado do Tocantins, possui apenas 25 anos de existência. Antes mesmo de se tornar destino turístico ou mesmo portal para acesso aos atrativos turísticos como os da região do Jalapão, a cidade capital homônima nasceu a partir do desmembramento do Estado de Goiás definido pela Constituição de 1988. Como cidade planejada e que possui seu produto interno bruto baseado principalmente no setor de serviços, Palmas possui uma configuração territorial privilegiada, com espaços de preservação ambiental e de qualificação da área urbana, como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar que geram espaços sociais de uso do território para o lazer e o turismo. Espaços que, entre outros, apresentam uma cidade com características de hospitalidade próprias, fruto do processo histórico de seu desenvolvimento. Por outro lado, nota-se que o território da cidade não é homogêneo na oferta da hospitalidade, inclusive a turística. As noções de hospitalidade e território relacionadas ao turismo serão tratadas nessa pesquisa, a fim de responder ao objetivo proposto de analisar os sentidos da hospitalidade, na visão dos atores, expressa pela cidade de Palmas, enquanto destino turístico. Parte-se de questões centrais baseadas no movimento concreto e sócio histórico da realidade de estudo em relação às contradições que a constituem. Com base no referencial teórico (hospitalidade, território e turismo) um estudo de caso foi realizado, o que permitiu reunir informações detalhadas para o entendimento da hospitalidade. A vantagem competitiva utilizada nesta pesquisa deve ser entendida como uma vantagem fundamental que os estabelecimentos e locais turísticos apresentam em relação aos seus concorrentes, que pode ser demonstrada pelo desempenho superior ao das demais cidades. Trata-se de uma vantagem fundamental, pois representa aquele "algo mais" que mostra que a cidade pode ser diferenciada e que a coloca em destaque frente aos outros destinos turísticos. Como resultado conclui-se que a prática da hospitalidade em Palmas pode representar uma vantagem competitiva para alavancar o turismo na cidade.
Abstract: The city of Palmas, Capital of State of Tocantins, is only 25 years old. Before becoming a tourist destination or a gate to access tourist attractions such as the Jalapão region, the capital city that was created just after the splitting of the State of Goiás as established by the Brazilian Constitution of 1988. A planned city, it has its gross domestic product based on the service sector, mainly in the public sector. Palmas has a privileged territorial dimension constituted by large spaces for environmental preservation and good urban areas, such as Girassóis square, Praia Graciosa and Cesamar Park that generate social spaces for leisure and tourism. Places that present a specific way of hospitality characteristics mainly due to the historical process of its construction. Moreover, we note that the territory of the city is not homogeneous in offering hospitality, including tourism. Notions of hospitality and tourism-related territory will be treated in this research in order to respond to the objective of analyzing the meanings of hospitality while actors' behavior, expressed by the city of Palmas (TO) as a tourist destination from core issues and based on historical social movement and the reality of education in relation to the contradictions that constitute it. Based on the theoretical framework (hospitality, tourism and territory) a case study was developed, which allowed gathering detailed information for understanding of hospitality. The competitive advantage used in this research must be understood as a fundamental advantage that the establishments and the touristic sites exhibit regarding its competitors, that can be shown by the superior performance compared to the other cities. It is a key advantage, as it represents the "something more" that show that the city can be distinguished and puts it under the spotlights regarding the other touristic destinations. As a result it was concluded that the hospitality practice in Palmas represent a competitive advantage to improve the tourism in the city.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
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