Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16639
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_SinaraNunesGuedes.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Os significados das ações do programa CERTIFIC na atividade laboral : a percepção dos trabalhadores
Autor : Guedes, Sinara Nunes
Orientador(es):: Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto:: Política pública
Formação profissional
Trabalho
Fecha de publicación : 29-oct-2014
Citación : GUEDES, Sinara Nunes. Os significados das ações do programa CERTIFIC na atividade laboral: a percepção dos trabalhadores. 2013. xii, 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : Pensar a implementação de políticas educacionais supõe, entre outros fatores, identificar quais são os atores beneficiários destas políticas e os significados que eles atribuem a elas. Este estudo visa analisar a percepção do trabalhador sobre os significados das ações do programa CERTIFIC implementado no Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia, no perfil construção civil, em sua atividade laboral. Com isso, buscamos entender seu olhar diante do programa.Optamos neste estudo, por uma abordagem quantiqualitativa, utilizando a análise documental seguida de entrevista semi-estruturada aos alunos do Programa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Programa CERTIFIC apesar da alta evasão existente atendeu aos trabalhadores que o procuraram. O programa trouxe modificações e acréscimos importantes à vida profissional do trabalhador conferindo-lhes o Certificado como comprovação de suas competências profissionais, além de uma visão ampliada dos conhecimentos que remetem a prática do fazer do trabalho ao qual estão inseridos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Thinking about the implementation of educational policies brings an emerging need for research on education and even more the need to identify what are the actors of these policies. This study aims to analyze the perception of workers about the meanings of actions CERTIFIC program on labor activity of the worker. We chose here to use a quantitative and qualitative analysis, using as a tool to semi - structured document analysis then interview the students of the program as a means of identifying the meanings of CERTIFIC program for working life of the employee on campus Fern profile construction to try We conclude that despite the high dropout CERTIFIC program served to workers who sought. The program brought important changes and additions to the working life of the employee giving them the certificate as proof of their professional skills , in addition to an expanded vision of knowledge that refer to the practice of making work to which they belong.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16639/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.