http://repositorio.unb.br/handle/10482/16654
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2014_EliasGomesSantana.pdf | 866,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Ensino de preposições na educação básica : uma abordagem gerativista |
Autor : | Santana, Elias Gomes |
Orientador(es):: | Naves, Rozana Reigota |
Assunto:: | Língua portuguesa - preposições Educação básica Gramática gerativa - língua portuguesa Sintaxe Língua portuguesa - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 29-oct-2014 |
Data de defesa:: | 25-jul-2014 |
Citación : | SANTANA, Elias Gomes. Ensino de preposições na educação básica: uma abordagem gerativista. 2014. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | O objeto de estudo desta dissertação são as preposições da língua portuguesa e o ensino dessa classe de palavras na Educação Básica. A proposta é discutir como essa classe de palavras é tratada pela tradição gramatical e como ela é repassada aos estudantes da educação básica, a fim de, em seguida, desenvolver uma proposta didática alternativa. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos da Gramática Gerativa, cujo
precursor é Noam Chomsky. Partimos da ideia de que a classe das preposições se divide em dois tipos: lexicais e funcionais. Estas apresentam função estritamente sintática, e funcionam como marcadoras de Caso; aquelas são capazes de selecionar semanticamente seus argumentos e a eles atribuir Caso e papel temático. Acreditamos que a contribuição gerativista é importante para o ensino de língua portuguesa, visto que preposições lexicais encabeçam estruturas sintaticamente diferentes daquelas que são
iniciadas por preposições funcionais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation focuses on the grammatical category of prepositions in Portuguese and the formal process of teaching them in the middle and high school. The proposal is to discuss how this category of words is treated by the traditional grammarians and how this knowledge is taught to students, in order to develop an alternative didactic proposal for teaching that content. To reach this objective, we rely on the assumptions of Generative Grammar, whose precursor is Noam Chomsky. We argue that the class of prepositions is divided into two types: lexical and functional. The latter present purely a syntactic function, they are case markers; and they are able to semantically select their arguments and to assign Case and thematic roles to them. We believe that this notion is important in the educacional process of teaching Portuguese, because lexical prepositions allow for structures syntactically different from those that are initiated by functional prepositions. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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