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Título: Uma abordagem econômica ao marketing verde no Bioma Cerrado
Outros títulos: A green marketing economic approach in the Cerrado Biome
Autor(es): Sanches, Keila Lima
Orientador(es): Souza, Álvaro Nogueira de
Assunto: Bioma Cerrado
Sustentabilidade
Aspectos econômicos - Brasil
Marketing ambiental
Cerrados - aspectos ambientais
Data de publicação: 31-Out-2014
Referência: SANCHES, Keila Lima. Uma abordagem econômica ao marketing verde no Bioma Cerrado. 2014. xvii, 140 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo foi realizado com o objetivo de analisar a percepção da população do Bioma Cerrado em relação às atividades econômicas florestais com apelo sustentável na região, observando-se aspectos socioeconômicos e, especialmente, o papel do Marketing Verde neste contexto, assim como a sua importância no resultado econômico de empreendimentos. Para isso, foram feitas entrevistas com uma amostra da população local, no intuito de captar a disposição a pagar (DAP) por bens e/ou serviços ecológicos da população, bem como definir os perfis socioeconômicos e também a distribuição espacial dessa demanda. Além disso, selecionou-se um empreendimento dentro do Bioma Cerrado para a aplicação de estratégias de Marketing Verde, no intuito de verificar o resultado financeiro frente a estas ações. A partir de análises estatísticas e econômicas, constatou-se a potencialidade da região do referido Bioma, para aplicação de estratégias de Marketing Verde. Observou-se que quase 90% da população nunca ouviram falar das atividades econômicas relacionadas a Mercado de Crédito de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais, destacando-se apenas o turismo ecológico como uma atividade relativamente conhecida. Observouse também que a classe de DAP=10% teve a maior preferência por parte da população estudada e o gênero feminino é o que se sente mais atraído por esses produtos. As rendas menores apresentaram grande número de indivíduos com DAP=10%, o qual foi predominante para toda a região do Bioma Cerrado. As regiões norte e nordeste apresentaram a menor quantidade de indivíduos com DAP>0, contrapondo-se às regiões sudeste e centro-oeste. Foi demonstrado que as variáveis escolaridade (E), influência do Marketing Verde (M), participação na geração de renda familiar (T) e histórico de utilização de PFNM (H), e as variáveis espaciais das Unidades federativas (MT, MG, MA, PI, BA e TO) contribuem para explicar a reação dos respondentes quanto à disposição a pagar (1) ou não (0) pelos bens ou serviços ecológicos. Com o estudo de caso, observou-se que a aplicação do Marketing Verde contribui para o aumento da lucratividade de empreendimentos. Com este estudo foram geradas importantes informações que podem ser utilizadas pelos gestores, públicos e privados, permitindo que direcionem seus planejamentos estratégicos. Neste sentido, ressaltou-se o papel do Estado como o principal agente norteador para a população, detendo de uma grande responsabilidade nos quesitos de orientação, incentivo e fiscalização do mercado verde. Além da necessidade de informações orientadoras a partir de um marketing verde aplicado, também se constatou a necessidade de melhoria nas condições financeiras de grande parte da população, para que estes se sintam dispostos a usufruir dos bens ou serviços ecológicos. Diante das informações geradas, espera-se que este estudo possa colaborar para a difusão do marketing verde como uma importante ferramenta para conservação do Bioma Cerrado. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study intended to analyze the perception of the Cerrado biome population regarding the forestry economic activities with sustainable appeal in the region, observing socioeconomic aspects and, especially, the role of the Green Marketing and their effects on economic enterprises results. Several interviews based on samples of local population were conducted in order to depict the Willingness-To-Pay (WTP) for population goods and/or ecological services, as well as to define the socioeconomic profiles and the spatial distribution of that environmental service demand. Complementarily, an environmental enterprises initiative was chosen within the Cerrado biome to assess profit results of ongoing Green Marketing strategies. Based on these study results of the economic and statistical analyses, the Cerrado Biome showed a great potential for Green Marketing strategies. It was observed that almost 90% of the population has never heard about economic activities related to carbon market and environmental service payments and only the ecotourism is a well-known activity. It was also observed that the WTP class = 10% showed the greatest preference by the studied population and the female gender is more likely to be attracted by those products. The smaller incomes showed several individuals with WTP class = 10%, which was prevalent throughout the Cerrado biome. The Northern and Northeastern study area showed the least amount of individuals with WTP > 0 as opposed to the Southeastern and Midwestern. It was observed that education level variable (E), green marketing effects (M), family income participation (T), history of using Non-Wood Forest Products - NWFP (H), and spatial variables involving the States (MT, MG, MA, PI, BA, and TO) contribute to explain the population willingness to pay (1) or not (0) by ecological goods and services. These research results showed that by implementing Green Marketing activities will contribute to increase local business profitability. This study information and results might be used by decision makers at public and private levels to support the development of strategic land use planning for the studied region. The State role has been enhanced as the population driving agent by holding a great responsibility related to green market guidance, encouragement, and monitoring. Besides of the demand for more green market information and guidance, it was observed a population need for better financial conditions and opportunities to take advantage from the ecological goods and services. It is expected that this study information may improve green marketing diffusion as an important tool for the conservation of the Cerrado biome.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2014.
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