Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/16736
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_AnaPaulaAmaraldeFreitas.pdf638,18 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Professores de ciências de ensino médio e a educação inclusiva no DF : expectativas, dificuldades e caminhos de superação
Auteur(s): Freitas, Ana Paula Amaral de
Orientador(es):: Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto:: Educação inclusiva
Ciências (Ensino médio)
Professores de ensino médio - formação
Distrito Federal (Brasil)
Date de publication: 4-nov-2014
Référence bibliographique: FREITAS, Ana Paula Amaral de. Professores de ciências de ensino médio e a educação inclusiva no DF: expectativas, dificuldades e caminhos de superação. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com professores de Ciências do Ensino Médio, das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal, que trabalham com estudantes com necessidades educacionais especiais em classes inclusivas. Traz como aporte teórico o papel da prática reflexiva (Pimenta, 2006), o diálogo de Paulo Freire (1987), que aparece tanto na teoria quanto na metodologia e adefectologia de Vygotsky (1997). O estudo objetiva identificar as principais dificuldades dos docentes ao trabalharem no contexto da Educação Inclusiva nesta etapa de ensino, a que atribuem à existência desses obstáculos no cotidiano profissional e quais as suas propostas para a superação dos problemas encontrados. Utilizou-se como metodologia um curso de formação contínua para professores. O curso foi locus de construção de dados, com foco no diálogo freireano e na perspectiva do professor reflexivo, e busca ouvir esses profissionais a respeito do tema e discutir sobre os desafios e conflitos que surgem na prática pedagógica na realidade da educação inclusiva. Os dados da pesquisa foram construídos a partir dos diálogos advindos do curso e analisados segundo pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A análise das falas dos professores de Ciências indica que eles se sentem inseguros ao trabalhar no contexto da educação inclusiva. Muitos discursos expressam medo diante da inclusão escolar e os professores se mostram perdidos na prática pedagógica com estudantes com necessidades educacionais especiais. Além disso, os professores parecem não reconhecer sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem destes.Frente a tal quadro, os resultados denotam a necessidade de uma formação que privilegie uma reflexão a respeito da inclusão escolar e que estimule o desenvolvimento de um olhar diferenciado do professor para os estudantes com necessidades educacionais especiais, de modo que o docente possa enxergar esses estudantes como sujeito social, constituído de sua subjetividade, singularidade e diversidade acima de sua deficiência. Acredita-se que dessa forma, os professores de Ciências do Ensino Médio se sentirão a vontade para atuarem de maneira segura e autônoma no contexto da Educação Inclusiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study, a qualitative approach was developed with Science teachers of High School,from public and private school of the Distrito Federal, working with students withspecial needs in inclusive classes. It’s brings as the theoretical role of reflective practice(Pimenta, 2006), the dialogue of Paulo Freire (1987), which appears both in theory andmethodology and defectology of Vygotsky (1997). The study aims to identify the maindifficulties of teachers to work in the context of Inclusive Education at this stage ofeducation, denoted by the existence of these barriers to professional practice and whattheir proposals to overcome the problems encountered. The methodology was used as acourse of continuing education for teachers. The course was built locus data, focusingon freireano dialogue and reflective perspective of the teacher, and I try to listen to theseprofessionals about the topic and discuss the challenges and conflicts that arise in thepedagogical practice of inclusive education in reality. The survey data were constructedfrom the dialogues arising from course and analyzed using assumptions of ContentAnalysis (Bardin, 1977). The analysis of the discourse of science teachers indicates thatthey feel insecure when working in the context of inclusive education. Many discoursesexpress fear at the school inclusion and teachers show lost in pedagogical practice withpupils with special educational needs. In addition, teachers do not seem to recognizetheir autonomy in the teaching-learning process of these. Faced with this situation, theresults denote the need for training that is focused on a reflection about school inclusionand fosters the development of a differentiated view of the teacher for students withspecial educational needs, so that the teacher can see these students as a social subject,which consists of his subjectivity, uniqueness and diversity above his disability. It isbelieved that in this way, the science teachers of high school feel the urge to work safelyand autonomously in the context of Inclusive Education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16736/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.