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Título: Ações disruptivas e espaços de transformação social na educação escolar brasileira
Autor(es): Madsen, Nina
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Assunto: Educação - Brasil
Justiça social
Data de publicação: 12-Nov-2014
Referência: MADSEN, Nina. Ações disruptivas e espaços de transformação social na educação escolar brasileira. 2014. 221 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta tese tem por objetivo a identificação e análise de espaços de transformação social daeducação escolar brasileira, por meio do estudo das trajetórias escolares de cinco jovensparticipantes do Projeto Onda, desenvolvido desde 2007 pelo Instituto de EstudosSocioeconômicos (INESC), uma organização não-governamental com sede em Brasília.Sua hipótese central é a de que a educação escolar no Brasil, por sua porosidade e por suapermeabilidade, por suas características de polissemia, polifonia e multivalência, é umcampo social no qual rupturas e transformações sociais são possíveis. A abordagemdesenvolvida na tese pretendeu articular, por meio do estudo das trajetórias escolares, osprocessos de construção de subjetividades dos cinco sujeitos da pesquisa, com os processose realidades sociais aos quais pertencem. Para tanto, partiu-se de um debate situado sobre asociologia contemporânea e as teorias da ação, e se propôs um marco conceitual a partir dateoria da justiça de Fraser (1997) e da sociologia da experiência de Dubet (1994).Apresentou-se o conceito de ação disruptiva para definir a ação transgressora reflexiva eintencional, de caráter coletivo, programada e que, com um objetivo político claro, quedesafia ordens e padrões hegemônicos em busca de transformações sociais. Concluiu-seque, por seu nascedouro, pela metodologia que adota e pelos conteúdos que mobiliza, oProjeto Onda se constitui como ação disruptiva, sendo capaz de mobilizar, nos processosde subjetivação dos/as jovens com os/as quais dialoga, as dimensões política e culturalsimbólicada justiça social, produzindo rupturas e abrindo caminho para transformaçõessociais nos espaços da educação escolar e além dele. Destaca-se, finalmente, a ênfase nadimensão redistributiva da construção da justiça social identificada nas escolas brasileirasatualmente, ao mesmo tempo em que se aponta para a necessidade de que também asdimensões do reconhecimento e da representação passem a ser assumidas como centraispara o processo de escolarização no país. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims at identifying and analyzing spaces of social transformation withinBrazilian school education, through a qualitative research focused on the study of fiveschool trajectories influenced by the Projeto Onda (Wave Project), developed since 2007by a non-governmental organization based in Brasilia – the Institute of SocioeconomicStudies (INESC). The central hypothesis is that school education in Brazil, for its porosityand permeability, and due to the multiple meanings, voices and possibilities of socialcombinations it contains, is a field in which social disruptions and social change arepossible. The concept of disruptive actions was introduced, in order to define transgressiveand intentional social actions, of a collective nature, and programmed towards a clearpolitical objective, challenging hegemonic patterns in search of social change. The thesisstarts with a debate about contemporary sociology and the theories of action, focusing onthe theory of justice as proposed by Fraser (1997), and the sociology of experienceproposed by Dubet (1994). It reaches the conclusion that the Projeto Onda presents itselfas a disruptive action, succeeding in mobilizing the political and cultural-symbolicdimensions of social justice, through influencing the subjectivation processes of theadolescents it works with, producing ruptures and paving the way for social change in thespaces of school education and beyond. The thesis also draws attention to the emphasisthat has been placed in the economic dimension of redistribution by Brazilian schools inthe past decades, while suggesting that the dimensions of recognition and representationshould also be addressed in the school educational process in the country. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette thèse vise à identifier et analyser les domaines de la transformation sociale de l'éducation brésilienne à travers la recherche qualitative de cinq trajectoires scolaires croisé pour le Projeto Onda, développé depuis 2007 par une organisation non gouvernemental de Brasilia – l'Institut d'Études Socio-économiques (INESC). L'hypothèse centrale est que l'éducation au Brésil, pour sa porosité et perméabilité, en raison de ses caractéristiques de polysémie, polyphonie et polyvalence, est un domaine dans lequel les ruptures sociales et les transformations sociales sont si possibles. Le concept de action disruptive est présenté comme définition des actions transgressives intensionnels et réflexives, de caractère collective et programmés pour arriver a certains objectives politiques. On démarche par un débat sur la sociologie contemporaine et les théories de l'action et suive avec la théorie de la justice de Fraser (1997) et la sociologie de l'expérience de Dubet (1994) comme des cadres théoriques priorisés. Le thèse conclut que le Projeto Onda se présent comme une action disruptive, en mesure de mobiliser, sur les processus de subjectivation des jeunes avec lesquels il dialogue, les dimensions politiques et culturel symbolique de la justice sociale, et produisent des ruptures, en ouvrant la voie à un changement social dans les domaines de l'éducation et au-delà de l'école. Souligne, enfin, l'accent sur la dimension de la redistribution de la construction de la justice sociale identifiés dans les écoles brésiliennes actuellement, tout en soulignant la nécessité de que également les dimensions de la reconnaissance et de la représentation commence à être aussi au centre du processus éducatif dans le pays.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
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