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Título : A utilização da criptografia para uma aprendizagem contextualizada e significativa
Autor : França, Waldizar Borges de Araújo
Orientador(es):: Seimetz, Rui
Assunto:: Criptografia
Matemática
Funções (Matemática)
Matrizes (Matemática)
Análise combinatória
Fecha de publicación : 13-nov-2014
Citación : FRANÇA, Waldizar Borges de Araújo. A utilização da criptografia para uma aprendizagem contextualizada e significativa. 2014. 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Neste trabalho estuda-se os principais conceitos da criptografia e mostra-se a sua evolução ao longo da história, fornecendo dados para que o professor de matemática possa introduzir esse assunto no Ensino Médio. No último capítulo deste trabalho, são propostas atividades, fundamentadas em resolução de problemas, que abordam os conceitos de Funções Afins, Funções Quadráticas, Funções Exponenciais, Funções Logarítmicas, Matrizes e Análise Combinatória. Estas atividades têm como agente motivador a criptografia para codificar e decodificar mensagens. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work, we study the main concepts of cryptography and show its evolutionthroughout history, providing data for the mathematics teacher can introduce this subjectin high school. In the last chapter of this work are proposed activities based onproblem solving, addressing the concepts of Affine, Quadratic Functions, Exponential Functions, Logarithmic Functions, Arrays and Combinatorial Analysis, having asmotivator encryption to encode and decode messages.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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