Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16893
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcondesSaboiaSilva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSeimetz, Rui-
dc.contributor.authorSilva, Marcondes Sabóia-
dc.date.accessioned2014-11-17T11:19:43Z-
dc.date.available2014-11-17T11:19:43Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.date.submitted2014-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Marcondes Sabóia. A influência do origami no processo ensino-aprendizagem da geometria do 9º ano - ensino fundamental. 2014. 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16893-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014.en
dc.description.abstractO objetivo principal desse trabalho é analisar o quanto a técnica do Origami influencia no processo ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental, em particular no 9º ano. Para isso foram elaborados um questionário para professores e uma avaliação diagnóstica para os alunos do 9º ano com conceitos básicos de Geometria, referentes a séries anteriores. Foi feita uma experiência em sala de aula, na qual cinco turmas do 9º ano foram divididas em dois grupos. Um dos grupos estudou Geometria com o auxílio do Origami e o outro grupo teve o mesmo conteúdo, mas de forma tradicional. Depois houve uma análise e uma comparação de resultados entre os dois grupos. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to analyze how the technique of origami influences on the teaching-learning process of Euclidean geometry in elementary school, particularly in the 9th grade. For this a questionnaire for teachers and a diagnostic assessment for students in 9th grade with basic concepts of geometry relating to previous series were produced. We made in the classroom, in which five groups of the 9th grade were divided into two groups was made. One of the groups studied geometry with the aid of Origami and the other group had the same content but in a traditional way. Then there was an analysis and comparison of results between the two groups.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA influência do origami no processo ensino-aprendizagem da geometria do 9º ano - ensino fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordOrigamien
dc.subject.keywordGeometria - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.