http://repositorio.unb.br/handle/10482/16893
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_MarcondesSaboiaSilva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A influência do origami no processo ensino-aprendizagem da geometria do 9º ano - ensino fundamental |
Autor : | Silva, Marcondes Sabóia |
Orientador(es):: | Seimetz, Rui |
Assunto:: | Origami Geometria - estudo e ensino Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 17-nov-2014 |
Data de defesa:: | 6-jun-2014 |
Citación : | SILVA, Marcondes Sabóia. A influência do origami no processo ensino-aprendizagem da geometria do 9º ano - ensino fundamental. 2014. 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | O objetivo principal desse trabalho é analisar o quanto a técnica do Origami influencia no processo ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental, em particular no 9º ano. Para isso foram elaborados um questionário para professores e uma avaliação diagnóstica para os alunos do 9º ano com conceitos básicos de Geometria, referentes a séries anteriores. Foi feita uma experiência em sala de aula, na qual cinco turmas do 9º ano foram divididas em dois grupos. Um dos grupos estudou Geometria com o auxílio do Origami e o outro grupo teve o mesmo conteúdo, mas de forma tradicional. Depois houve uma análise e uma comparação de resultados entre os dois grupos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The main objective of this paper is to analyze how the technique of origami influences on the teaching-learning process of Euclidean geometry in elementary school, particularly in the 9th grade. For this a questionnaire for teachers and a diagnostic assessment for students in 9th grade with basic concepts of geometry relating to previous series were produced. We made in the classroom, in which five groups of the 9th grade were divided into two groups was made. One of the groups studied geometry with the aid of Origami and the other group had the same content but in a traditional way. Then there was an analysis and comparison of results between the two groups. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.