http://repositorio.unb.br/handle/10482/16928
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2014_RenataMeloBarbosadoNascimento.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Rio, 40 graus : representações das mulheres negras no filme de Nelson Pereira dos Santos (1955) |
Auteur(s): | Nascimento, Renata Melo Barbosa do |
Orientador(es):: | Oliveira, Susane Rodrigues de |
Assunto:: | Rio, 40 graus (Filme: 1955) Negros - cinema Gênero - identidade Mulheres no cinema Cinema brasileiro - aspectos sociológicos Representação cinematográfica |
Date de publication: | 19-nov-2014 |
Data de defesa:: | 11-jui-2014 |
Référence bibliographique: | NASCIMENTO, Renata Melo Barbosa do. Rio, 40 graus: representações das mulheres negras no filme de Nelson Pereira dos Santos (1955). 2014. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Esta dissertação tem como tema de estudo as representações das mulheres negras difundidas no filme Rio, 40 Graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos. Com base nos estudos feministas e de gênero, buscamos historicizar/desnaturalizar estas representações, enfatizando as suas condições de produção. Essa desnaturalização, no desvelamento do caráter histórico e cultural das representações, permite que outras representações possam ser construídas e veiculadas, pondo em questionamento imagens que foram tomadas como verdadeiras e naturais acerca das mulheres negras no Brasil. Permite ainda a compreensão de que as mulheres negras são sujeitos com subjetividades plurais e múltiplas, que não são fixas ou permanentes, e que, portanto, se transformam e se relacionam com vários outros aspectos da vida social (classe, raça, profissão, geração, etc.). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This Master´s Thesis aims to study the representations of black women as propagated in the movie Rio, 40 graus (1955), by Nelson Pereira dos Santos. Based on feminist and gender studies, we seek to historicize/deconstruct such representations by emphasizing the conditions under which they were produced. This denaturalization, by unveiling their historical and cultural nature, allows other representations to be built and conveyed, questioning thus portrayals of Brazilian black women that were accepted as true and natural. Further, it allows the understanding that black women are subjects with plural and multiple subjectivities, which are not fixed or permanent, and that therefore are susceptible to transformation and related to several other aspects of social life (class, race, profession, generation etc.). |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, Área de Concentração: Sociedade, Cultura e Política, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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