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Title: Evidências da subprecificação e subperformance de IPOs : estudo empírico do mercado brasileiro
Authors: Basso, Gustavo Gomes
Orientador(es):: Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto:: Oferta pública inicial (IPO)
Investimentos - análise
Mercado de ações - Brasil
Finanças
Issue Date: 26-Nov-2014
Citation: BASSO, Gustavo Gomes. Evidências da subprecificação e subperformance de IPOs: estudo empírico do mercado brasileiro. 2013. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Ao abrir o capital, uma empresa passa a ter, dentre vários benefícios e obrigações, acesso a um volume maior de investimentos, com custos de captação reduzidos e um ambiente favorável para negociações (Ljungqvist, 2004). Nesse processo, tanto os investidores quanto as empresas emissoras esperam maximizar seus ganhos, seja no retorno do investimento ou no volume de dinheiro arrecadado. Com o objetivo de otimizar essa relação, diversos estudos foram feitos para se mensurar os resultados das ofertas públicas iniciais de ações no mercado aberto em todo mundo. A literatura evidencia dois fenômenos comuns aos IPOs: a subprecificação inicial e a subperformance de longo prazo (Ritter, 1991). Contudo, não foi encontrado nenhum estudo que levasse em consideração o volume de ações emitidas com o volume de ações negociadas no mercado secundário após essa emissão. A presente dissertação propõe novos métodos de mensuração de resultados de IPOs que considerem o volume de ações colocadas no mercado e consiga medir efetivamente quanto de dinheiro a empresa emissora "deixou na mesa" ou quanto os investidores deixaram de ganhar. Além disso, foi feito um estudo empírico no mercado de ações brasileiro, que comparou os resultados dos novos métodos com os indicadores mais utilizados pela literatura. Os valores encontrados mostram que o fenômeno de subprecificação inicial documentado pela literatura pode estar supervalorizado ao se utilizar métodos que levam em consideração somente a cotação de fechamento dos preços. Quanto à subperformance de longo prazo, as evidências do presente trabalho convergiram com o que foi levantado pela literatura dado que o método proposto acaba por coincidir, em média, aos intervalos de tempo analisados pela maioria dos estudos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
By going public, a company begins to have, among diverse benefits and obligations, access to a larger volume of investments, with reduced borrowing costs and a favorable environment for negotiation (Ljungqvist, 2004). In this process, the investors, as well as the the issuing companies, hope to maximize their profits, in their investment returns or in the volume of raised money. Aiming to optimize this relation, different studies were done to measure the results of initial public offerings in the worldwide open market. Literature shows two common phenomena’s to IPOs: the initial underpricing and the long-term subperformance (Ritter, 1991). However, it was found no study that takes into account the volume of shares issued with the volume of shares traded in the secondary market after this emission. This thesis proposes new methods to measure the results of IPOs that consider the volume of shares put in the market and that can effectively measure how much money the issuing company “puts on the table” or how much investors fail to gain. Besides that, an empirical study in the Brazilian stock market was made, which compared the results of the new proposed methods with the most used indicators in the literature. The obtained values show that the phenomenon of the initial underpricing documented in the literature can be overvalued when using methods that only consider the closing quotation price. In relation to the long-term subperformance, the evidences obtained in the present work converge with what was proposed by the literature given the fact that the proposed methods turns out to match, on the average, to time intervals analyzed in most studies.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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