Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17237
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_LeonardoMenezesChaibFerreira.pdf11,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Design de móveis e bambu laminado colado : consideração ao tratamento térmico e às características físicas e mecânicas com vistas ao projeto de produtos
Autor : Ferreira, Leonardo Menezes Chaib
Orientador(es):: Almeida, Jaime Gonçalves de
Assunto:: Bambu - análise
Tratamento térmico
Impacto ambiental
Termoterapia
Fecha de publicación : 4-dic-2014
Citación : FERREIRA, Leonardo Menezes Chaib. Design de móveis e bambu laminado colado: consideração ao tratamento térmico e às características físicas e mecânicas com vistas ao projeto de produtos. 2014. xv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : O bambu é uma das plantas que possui crescimento mais acelerado. Dentre os produtos industriais em bambu, o que melhor se adapta ao design de móveis contemporâneos é o bambu laminado colado (BaLC). Um dos desafios para a produção de BaLC de baixo impacto ambiental é o tratamento preservativo, e, dentre eles, o tratamento térmico é uma alternativa pouco explorada. Com o objetivo de verificar a viabilidade do BaLC termorretificado (BaLCTR) para o design de móveis, foram estudadas as propriedades físicas e mecânicas do material, e posteriormente testadas no projeto de uma poltrona. A espécie estudada foi o Dendrocalamus giganteus. Como resultado do estudo, o tratamento das lâminas de bambu para confecção do BaLC mais recomendado para tal fim utiliza 180ºC por 2 horas, melhorando a estabilidade dimensional em 50% ao custo de reduzir o módulo de ruptura a 20%. A prática do projeto demonstrou que o BaLCTR é compatível com o BaLC convencional, trazendo características desejáveis ao design de móveis. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The bamboo is one of the fastest growing living beings. Among the industrial bamboo products, glued laminated bamboo (GLB) is the most adequate for furniture design. One of the challenges for the production of low environment impact of GLB is the preservative treatment, and among them the thermal treatment is an under explored alternative. With the objective of verifying the viability of the thermal treated GLB for furniture design, the physical and mechanical properties of the material were studied, and therefore tested on an armchair project. The Dendrocalamus giganteus species was used for this study. As a result, the best treatment was found to be using 180ºC for 2 hours, thus improving the dimensional stability in 50%, at the cost of losing 20% of the shear strength. The use the material on a product design showed that the conventional and the thermal treated GLB are both compatible for the task, bringing advantages for the design of furniture.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17237/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.