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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/1735
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Titre: Concepções dinâmicas de si de crianças em escolarização : uma perspectiva dialógico-desenvolvimental
Autre(s) titre(s): Schooling children's dynamic self conceptions from a dialogical developmental perspective
Auteur(s): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Orientador(es):: Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
Assunto:: Psicologia do desenvolvimento
Crianças - desenvolvimento
Educação de crianças
Date de publication: 22-sep-2009
Référence bibliographique: FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. Concepções dinâmicas de si de crianças em escolarização: uma perspectiva dialógico-desenvolvimental. 2008. 280 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: Esta tese se propõe a demonstrar as possibilidades de uma categoria ampla e representativa dos processos de significação de si a qual denominamos Concepções Dinâmicas de Si (CDS), articulada ao Sistema de Self em uma perspectiva dialógica e desenvolvimental. As CDS se constituem uma alternativa aos correntes construtos de auto-referência, como auto-estima, autoconceito, auto-imagem, dentre outros, possibilitando compreender e analisar as expressões do self em sua dinâmica psicossocial, fundamentada em uma abordagem sociocultural construtivista. O objetivo principal é compreender o desenvolvimento no contexto da experiência escolar de crianças de quarta série de uma escola pública de Brasília a partir da análise da emergência e da transformação nas concepções dinâmicas de si. Para isso, considera os múltiplos aspectos envolvidos nesse processo no contraponto das mediações culturais— particularmente as de natureza sócio-afetiva—, nas atividades escolares e nos relacionamentos interpessoais. A construção de informações para análise das CDS contou com o desenvolvimento de uma complexa metodologia baseada na narrativa e na observação de situações sócio-interativas diversas, a saber: (a) imersão etnográfica e observação naturalística de sala de aula; (b) quatro sessões de grupo focal com quatro meninos e cinco meninas da turma observada; (c) duas sessões de entrevistas individuais com cada criança participante do grupo focal, uma no início e outra ao final da pesquisa; e (d) entrevista individual com a professora. A pesquisa empírica acompanhou as crianças ao longo do ano letivo, o que possibilitou uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento das CDS de cada sujeito. As informações construídas por meio dos procedimentos metodológicos foram integradas em forma de estudos de caso e analisados microanaliticamente, dos quais quatro compõem o presente trabalho de tese. Com base nas análises, foi possível conceber, caracterizar e elaborar teoricamente, de forma ainda em construção, as CDS como unidade de análise do Sistema de Self Dialógico. Resultados e discussão sugerem: (1) que as CDS são sempre relacionais, situacionais e dinâmicas; (2) que as CDS podem ser ocultadas por um sofisticado conjunto de estratégias psicológicas de proteção de si motivadas por variadas razões; (3) a existência de uma pluralidade das CDS no Sistema de Self Dialógico que dialogam entre si; (4) que as CDS constituem-se nas interações sociais de forma dialógica; (5) a existência de CDS contraditórias, ambivalentes e antagônicas; (6) que o ‘desejo de aceitação’ versus ‘sentimento de rejeição’ apareceu na base de todas as CDS; (7) que há CDS potencialmente integradoras e CDS potencialmente fragmentadoras do Sistema de Self Dialógico. Foi possível observar também que as práticas de escolarização são potencialmente significativas no desenvolvimento dinâmico das concepções de si, particularmente aquelas que promovem instâncias de negociações e de autoavaliação de forma sistemática. Indicadores de CDS sugerem que as mudanças desenvolvimentais se dão mediante ativa construção dos sujeitos face às relações interpessoais e às mediações semióticas/culturais de ordem diversa. A ação mediada e mediadora da professora pôde ser observada na promoção intencional de contextos auto-reflexivos, no estabelecimento de uma relação afetiva e de confiança com cada criança, na valorização de CDS de forma positiva e na apresentação de objetivos e metas desenvolvimentais palpáveis para seus estudantes. Compreender e trabalhar as CDS de forma integrada à um Sistema de Self Dialógico pode favorecer o desenvolvimento pleno e integrado da criança, para que esta se constitua em sujeito-agente, sujeito crítico, autônomo e responsável no contexto sociocultural da sociedade. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation aims at demonstrating the possibilities of a new and broad category concerning self-meaning processes that we designated as Dynamic Self Conceptions (DSC). The DSC is conceived as an unit of analysis in close association to the Self System, from a dialogical developmental perspective. The DSC arose from the data as an alternative to traditional self-reference constructs, such as self-esteem, self-concept, self-image, etc, due to the need for analyzing self meaning processes according to a dynamic, and systemic approach, grounded in a sociocultural constructivist perspective. The main objective was to construct and analyze self conceptions’ development and dynamics in fourth grade children’s narratives of an Elementary public school in Brasilia, Brazil. The investigation emphasized schooling issues such as informal evaluation processes, and the quality of social relationships established within the context. A complex methodology was created and developed in order to provide information from narratives and observation of children’s interactions within different school activities, such as: (a) ethnographic immersion in the classroom; (b) four Focal Group meetings composed by four boys and five girls; (c) two individual interviews with each one of the nine children, the first in the beginning of the school year, and the second at the end; and (d) an individual interview with the teacher. The empirical research provided a longitudinal perspective on each child’s DSC. The data constructed through all methodological procedures were integrated in a study case for each child and micro-analyzed. This research presents four of such study cases in order to conceptualize the DSC as part of the Dialogical Self System. According to the study cases’ analyses, it was possible to theoretically elaborate the construct of DSC. Results and discussion indicate: (1) the DSC are always relational, contextual and dynamic; (2) the DSC can be hidden by a sophisticated set of psychological self-protection, or save face strategies, due to a variety of reasons; (3) there is a plurality of DSC within the Dialogical Self System that interact with one another; (4) the DSC are constituted within social interactions in a dialogical way; (5) there are contradictory, ambivalent and antagonistic DSC; (6) the tension between the ‘need to be accepted’ versus ‘the rejection feeling’ appeared at the basis of all DSC; (7) there are DSC that can lead to integration, and DSC that can lead to fragmentation of the Dialogical Self System. We observed that schooling practices are potentially meaningful for the dynamic development of self conceptions. School activities that allowed children to go through intense negotiation, especially the ones that promoted self-evaluation in a systematic way, took a special role to foster the emergence, meaning re-making, and change of DSC, which lead to the integration of the Dialogical self System in all four cases. When we analyzed changing indicators of some DSC, we observed that interpersonal relations and children’s active construction, semiotic mediation, and teacher’s mediated action were at the basis for DSC transformation. It was worth noting that teacher’s actions were committed to intentionally promoting self-reflexive activities. She was also concerned to build a positive affective relationship with each child, as well as introducing attainable goals for them to grant her students’ success. This dissertation tried to demonstrate the theoretical and methodological potential of the DSC construct, in a close association with the Dialogical Self Theory to the study of children and adolescent development. It hopes to contribute to the promotion of human development towards a whole and integrated Dialogical Self System, so children can become active agents, as well as critical, autonomous and responsible persons within society’s sociocultural contexts.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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