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Título: Atividades de leitura literária no ensino médio de Brasília : um estudo em perspectiva dialógica
Autor(es): Stephani, Adriana Demite
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Leitura - compreensão
Interação usuário-texto
Prática de ensino - leitura
Data de publicação: 18-Dez-2014
Referência: STEPHANI, Adriana Demite. Atividades de leitura literária no ensino médio de Brasília: um estudo em perspectiva dialógica. 2014. 236 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo propõe, no âmbito das atividades de ensino de Língua Portuguesa, a perspectiva bakhtiniana de leitura como o espaço de interação entre a voz do autor instaurado no texto e a do aluno-leitor. Para a configuração de tal proposta, são retomadas algumas entre as tantas teorias existentes sobre leitura. Faz-se uma retrospectiva da origem da relação entre leitura e escola, buscando compreender como essa relação se deu ao longo do tempo e buscando, acima de tudo, localizar as concepções de leitura que foram se sedimentando e determinando os modos de se conceber, no Brasil, o ensino de Língua Portuguesa como devendo passar ao largo da leitura literária. Em seguida, é introduzida a proposta da leitura como resposta, tornada efetiva pela atuação eficaz do professor mediador. São apresentadas discussões sobre o conceito bakhtiniano de leitura como interação verbal, bem como a relevância do professor como mediador dessa leitura/diálogo nas escolas e de sua adequada formação para esse trabalho. Com intuito de realizar uma análise sobre a realidade do trabalho com o texto literário nos espaços escolares, são apresentados os dados de duas pesquisas realizadas com alunos de Ensino Médio do Distrito Federal (2005; 2010), que visaram a conhecer, pela voz desses adolescentes e jovens, como concebem e se relacionam com a leitura literária. As pesquisas confirmam a relevância do professor mediador como agente de letramento literário. Através dessas ―falas‖ percebeu-se que a mediação da leitura não ocorre como se espera e chega-se à conclusão de que os professores, no cotidiano de suas atividades com a leitura literária, carecem de acesso a teorias, pressupostos históricos, conhecimento acerca da natureza do texto literário, bem como das estratégias e práticas de leitura literária. Após diagnosticar tal realidade, é apresentada uma proposta de ensino dialógico de leitura literária, a qual tem por foco a interação do aluno com aquilo que lê, ou seja, sua resposta ao autor. Buscou-se apresentar uma proposta prática de ensino de leitura como resposta ao trabalho do autor, sugerindo algumas formas possíveis de participação efetiva dos professores como mediadores entre os autores instaurados nos textos e os leitores. Com isso, acredita-se estar fornecendo instrumentos para que o professor efetive a missão de levar o aluno-leitor a ―responder‖, ou seja, a estabelecer um verdadeiro diálogo com o texto, tornando-se, efetivamente, leitor de literatura.
Abstract: This study proposes, in the ambit of the Portuguese Language activities teaching, a Bakhtinian perspective of reading as the interaction space between the author's voice established in the text and the student-reader voice. For the configuration of such a proposal, are retaken a few among the many existing theories of reading. It is a retrospective of the origin of the relationship between reading and school, trying to understand how this relationship occurred over time and seeking above all, find the conceptions of reading we were sedimenting and determining ways to conceive in Brazil, the Portuguese Language teaching as should move off of literary reading. After this, is introduced to the reading proposed as response, made effective by the mediator efficient acting. Discussions on the Bakhtinian concept of reading as verbal interaction are presented, as well as the relevance of the teacher as a mediator of this reading/dialogue in schools and appropriate formation for this work. In order to perform an analysis of the reality of working with literary texts in school spaces, are presented data from two research conducted with high school students in the Federal District (2005; 2010), which aimed to know, by the voice of these adolescents and young people, as they conceive and relate to literary reading. Research confirms the importance of the mediator teacher as a literacy literary agent. Through these "voices" it was noticed that the reading mediation does not occur as expected and comes to the conclusion that the teachers in their daily activities with literary reading, necessitate access to theories, historical assumptions, knowledge the nature of the literary text, as well as the strategies and practices of literary reading. After diagnosing this reality, it was presented the dialogical teaching of literary reading proposed, which is focused on student interaction with what they read, in other words, response to the author. We sought to present a practical proposal for teaching reading as a response to the author's work, suggesting some possible forms of effective participation of teachers as mediators between the authors established in the texts and the readers. With this, it is believed, be providing tools for the teacher effective the mission of bringing the student-reader to "answer", that is, to establish a genuine dialogue with the text, making it, effectively, literature reader.
Résumé: Cette recherche propose dans le domaine des activités de l'enseignement de la Langue Portugaise, la pensée bakhtinienne de la lecture comme en étant un espace d'intéraction entre la voix de l'auteur institué dans le texte et celle de l'élève lecteur. Pour que nous établissions cette proposition, Elle présente les origines de cette recherche, le pourquoi des choix théoriques et méthodologiques bien que le locus des données quantitatives qui ont fournit des données traitées dans cette étude. Au deuxième, nous reprenons quelques théories parmi d'autres à propos de la lecture. Nous faisons un retour aux origines du rapport entre la lecture et l'école afin de comprendre comment ce rapport s'est établit au fil des années en cherchant plutôt à trouver les concepts de lecture qui y sont composés et qui déterminent les moyens de concevoir, au Brésil, l'enseignement de la Langue Portugaise, chemin si loin de la lecture littéraire. Puis, est introduit par la proposition de la lecture comme la réponse issue de l'action éficace du professeur médiateur. Nous présentons des interprétations à propos du concept bakhtinien de lecture comme l'intéraction verbale bien que l'importance du professeur comme le médiateur de cette lecture/dialogue dans les écoles et aussi de la formation appropriée à ce métier. Afin d'effectuer une analyse de la réalité du travail avec des textes littéraires dans les espaces scolaires, les données de deux enquêtes auprès des élèves du secondaire dans le Distrito Federal (2005; 2010) sont présentées, et la recherche visant à répondre à ces questions et, à travers des discours de ces ados et de ces jeunes, de leur concept et du rapport qu'ils ont avec la lecture littéraire. Les recherches confirment l‘importance du professeur médiateur comme agent de alphabétisation littéraire. Grâce à ces discours, nous nous rendons compte que la médiation de la lecture n‘arrive pas comme prévu. Ainsi, nous avons conclu que les professeurs, dans leurs activités quotidiennes avec la lecture littéraire, n'ont pas accès à des théories, à des hypothèses historiques, à des appuis théoriques sur la nature du texte littéraire, bien que des stratégies et des pratiques de lecture littéraire. Après le diagnostic de cette réalité, nous présentons l'enseignement dialogique de la lecture littéraire qui cherche l'intéraction de l'élève avec ce qu'il lit, ou soit, sa réponse à l'auteur. Nous voulons présenter une proposition pratique de l'enseignement de la lecture comme une réponse au travail de l'auteur, en suggérant quelques moyens possibles de participation effective des professeurs comme des médiateurs entre les auteurs institués dans le texte et les lecteurs. Nous croyons ainsi, présenter des outils qui puissent aider les professeurs dans leur mission d'emmener l'élève -lecteur à répondre, ou soit à établir un vrai dialogue avec le texte, en devenant ainsi un lecteur de la littérature.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.T.17406
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