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Título: Crianças e adolescentes indígenas em perspectiva antropológica : repensando conflitos éticos interculturais
Outros títulos: Indigenous children and adolescents in an anthropological perspective : rethinking about intercultural ethical conflicts
Los niños y adolescentes indígenas en la perspectiva antropológica : repensando conflictos éticos interculturales y los intentos de regulación
Autor(es): Silva, Cristhian Teófilo da
Assunto: Direitos humanos
Juventude
Indígenas - aspectos sociais
Bioética
Data de publicação: 2012
Editora: Conselho Federal de Medicina
Referência: SILVA, Cristhian Teófilo da. Crianças e adolescentes indígenas em perspectiva antropológica: repensando conflitos éticos interculturais. Revista Bioética, Brasília, v.20, n.1, maio 2012. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/719/743. Acesso em: 17 dez. 2014.
Resumo: Este artigo apresenta abordagens antropológicas à realidade cultural de crianças e adolescentes indígenas e seus direitos culturais diferenciados no Brasil, voltando-se às recentes tentativas de regulamentação. Objetiva explicitar a perspectiva antropológica sobre as representações diferenciadas que os povos indígenas possuem acerca das crianças e adolescentes e os problemas sociais enfrentados por estas, de modo a problematizar os conflitos éticos interculturais e as tentativas de normatização dos mesmos em projetos de lei. Também enfatiza como temas relacionados ao trabalho infantil, à pobreza e ao infanticídio entre populações indígenas sofrem distorções ao serem objetivados pela moralidade não indígena universalista e cristianizada. Aponta, por fim, como nos âmbitos antropológico e da bioética surgem iniciativas de intervenção sobre práticas consideradas moralmente recrimináveis, mas que têm sido aceitas pelas populações indígenas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents anthropological approaches about the cultural reality of indigenous children and adolescents and their differentiated cultural rights in Brazil. The aim is to outline the anthropological perspective on different representations that indigenous people have on children and youth, as well as the social problems faced by them, in order to discuss about the ethical conflicts and the attempts to legislate such issues in Brazil. The article also emphasizes the way how issues related to child labor, poverty and infanticide among indigenous people suffer distortions as they are targeted by non-indigenous uni versa listic morality from a Christian influence. It also points out how some initiatives are starting to appear in anthropology and bioethics fields, in order to interfere in practices considered morally wrong, although accepted by indigenous populations. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo presenta los enfoques antropológicos a la realidad cultural de los niños y adolescentes indígenas y sus derechos culturales diferenciados en Brasil, dedicándose a las recientes tentativas de reglamentación |EI objetivo es explicitar la perspectiva antropológica sobre las diferentes representaciones que los pueblos indígenas poseen sobre los niños y adolescentes y los problemas sociales con que se enfrentan, con el fin de discutir los conflictos éticos interculturales y los intentos de crear normas en proyectos de ley en Brasil. El artículo también hace hincapié en cómo las cuestiones relacionadas con el trabajo infantil, la pobreza y el infanticidio entre los pueblos indígenas sufren distorsiones en la moral universalista y cristianizada. Por otro lado, señala cómo surgen en la antropología y la bioética iniciativas de intervención en las prácticas indígenas que se consideran moralmente pasibles de recriminación pero que han sido aceptadas por los pueblos indígenas.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora da revista, em 02/09/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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