http://repositorio.unb.br/handle/10482/17459
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_LuizFilipeBarcelosMacêdo.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Imagem dissenso : rastro digital como potência estético-política |
Auteur(s): | Macêdo, Luiz Filipe Barcelos |
Orientador(es):: | Garrossini, Daniela Favaro |
Assunto:: | Arte - estética Arte - política Imagens digitais Tecnologia da informação |
Date de publication: | 30-déc-2014 |
Data de defesa:: | 3-jui-2014 |
Référence bibliographique: | MACÊDO, Luiz Filipe Barcelos. Imagem dissenso: rastro digital como potência estético-política. 2014. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Essa dissertação propõe uma aproximação teórica entre estética e política para a compreensão da imagem digital como potência criadora de regimes de visibilidade específicos. Buscou-se analisar o papel das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) na elaboração de manifestações ativistas no século XXI, e quais implicações estéticas e éticas surgem desse contexto. O estudo partiu da reflexão teórica sobre o tema utilizando como base metodológica a Teoria Ator-Rede. Para isso demos enfoque na ação emanada por elementos humanos e técnicos em situações de dissenso contemporâneas, na tentativa de identificar o papel das TICs neste cenário. A pesquisa utilizou com elemento central de análise a intervenção “Rebatismo da Ponte Costa e Silva”. A partir da intervenção foram abordados elementos relativos à arte urbana, as redes sociais e as manifestações ativistas na era da informação, buscando compreender os modos de disseminação das imagens técnicas e sua dimensão estético-política. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study proposes a theoretical approach between aesthetics and politics for the comprehension of the digital image as potential creator of specific regimes of visibility. It was sought to analyze the role of the Information and Communication Technologies (TICs) in the formation of activist manifestations in the XXI century, as well as the kind of ethic and an aesthetic implications which have arisen from this context. The study starts with a theoretical reflection about the theme using the Actor-Network Theory as a methodological basis. Thus, we focused in the action emanated from human and technical elements in contemporary dissensus situations, in order to identify the role of the TICs in this scenario. The research used as the main element of analysis the intervention “Rebatismo da Ponte Costa e Silva”. Intervention questions regarding the urban art, the social networks and the activist manifestations in the age of information were analyzed, seeking to understand the ways technical images disseminate in their aesthetical-political dimensions. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, 2014. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.