http://repositorio.unb.br/handle/10482/17479
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014JaneteRodriguesSilva.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Movimento neopentecostal, renovação carismática católica e a reformulação da teodiceia cristã na contemporaneidade |
Autor(es): | Silva, Janete Rodrigues da |
Orientador(es): | Santos, Mariza Veloso Motta |
Assunto: | Teologia Religião Catolicismo |
Data de publicação: | 14-Jan-2015 |
Data de defesa: | 5-Nov-2014 |
Referência: | SILVA, Janete Rodrigues da. Movimento neopentecostal, renovação carismática católica e a reformulação da teodiceia cristã na contemporaneidade. 2014. 248 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Nas últimas quatro décadas, o campo religioso brasileiro tem passado por grandes transformações, evidenciadas, especialmente, pela emergência e avanço do Movimento Neopentecostal e pelas mudanças verificadas no próprio catolicismo, que tem na Renovação Carismática Católica a contrapartida ao avanço das igrejas protestantes. A proposta deste trabalho é mostrar que essas vertentes – neopentecostalismo e Renovação Carismática Católica – vêm obtendo êxito no mercado religioso porque, entre outras coisas, promovem uma reformulação da teodiceia cristã. Essa reformulação ocorre, por um lado, por meio de um afastamento da ortodoxia judaico-cristã – baseada na crença em um Deus transcendente, soberano e moral – e, por outro, através de uma aproximação com outras tradições religiosas, particularmente aquelas cujo fundamento é uma concepção imanentista da divindade. Ao se afastarem da ortodoxia judaico-cristã, assumem uma forma de vivência religiosa mais afinada com o processo de individualização desencadeado pelas mudanças sociais que traçaram o contorno do mundo moderno. Entre os resultados desse processo, está a tensão que se estabelece entre o desejo de liberdade e ânsia por segurança. Assim, ao mesmo tempo em que o individuo anseia por se ver livre da tutela institucional, não prescinde da crença religiosa, pois esta ainda é produtora de um sentido do qual não deseja abrir mão. É a partir dessa incompatibilidade, entre o desejo de emancipação do indivíduo e a rigidez ortodoxa dos postulados do cristianismo tradicional, que vertentes cristãs mais heterodoxas ganham espaço, já que procuram adequar seus conteúdos a um contexto histórico-cultural marcadamente antropocêntrica. |
Abstract: | Within the last four decades, the Brazilian religious field has undergone great changes, evidenced mainly by the emergence and growth of the Neo-Pentecostalism and the changes in the Catholicism itself, represented by the Catholic Charismatic Renewal as the contrast to the advancement of the Protestant churches. The goal of this paper is to show that these aspects are highlighted in the religious market because they promote, among other things, a reformulation of Christian theodicy, moving away from the Judeo-Christian orthodoxy - based on the belief in a transcendent, sovereign, moral God - and approaching other religious traditions, whose foundation is an immanent conception of divinity. To withdraw from the Judeo-Christian orthodoxy, neo-Pentecostalism and the RCC assumes a form of religious life more in tune with the individualization process triggered by social changes brought out by the modern world. Among the results of this process, is the tension that arises between the desire for freedom and longing for security. Thus, while the individual wishes to be free from institutions, he does not give away religious beliefs, because it is still produces a meaning which he does not want to give up. It is from this incompatibility between the desire for emancipation of the individual and the rigidity of the orthodox postulates of traditional Christianity, that a most unorthodox spectrum of Christianity take place, since it adapts itself to a noticeably anthropocentric cultural-historical context. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.T.17479 |
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