Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17557
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_RaquelBernardesCampos.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Rumo a Noigandres : os trabalhos iniciais de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari
Otros títulos : Noigandres : the first works of Augusto de Campos, Haroldo de Campos and Décio Pignatari
Autor : Campos, Raquel Bernardes
Orientador(es):: Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto:: Campos, Augusto de - crítica e interpretação
Campos, Haroldo de - crítica e interpretação
Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Fecha de publicación : 5-feb-2015
Citación : CAMPOS, Raquel Bernardes. Rumo a Noigandres: os trabalhos iniciais de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. 2014, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Proponho, nessa dissertação, uma análise dos primeiros trabalhos dos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, de seus livros de estreia (O Rei Menos o Reino, O Auto do Possesso e O Carrossel, respectivamente) à revista Noigandres que, antes do concretismo consolidado enquanto movimento, já apresentava elementos inovadores poéticos, que desafiavam a crítica nacional. A análise é feita tendo em vista os elementos ideogrâmicos de construção poética, os elementos sonoros como a paronomásia, recursos como a parataxe, a teoria da montagem e a importância da oralidade à leitura do poema.
Abstract: I propose, through this dissertation, an analysis of Augusto de Campos, Haroldo de Campos and Décio Pignatari‟s first works, from their debut books (O Rei Menos o Reino, O Auto do Possesso and O Carrossel, respectively) to the Noigandres magazine which, before concretism was consolidated as a movement, already introduced innovator elements in its poetry, defying the national criticism. The analysis is done prioritizing the ideogramic elements, the sonorous elements, means like the parataxis, the montage theory and the importance of the orality to the reading of the poem.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17557
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17557/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.