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ARTIGO_CriticaDesrazaoIndigenista.pdf | 570,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Uma crítica da (des)razão indigenista |
Authors: | Ramos, Alcida Rita |
Assunto:: | Indigenismo Estado e poder Estado - agentes - voluntarismo |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Departamento de Antropologia - Universidade de Brasília |
Citation: | RAMOS, Alcida Rita. Uma crítica da (des)razão indigenista. Anuário Antropológico, Brasília, v. 2006, n. 1, p. 95-115, 2008. Disponível em: < http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202006/2006_alcidara mos.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2015. |
Abstract: | O artigo trata de um aspecto pouco abordado nas análises de Estado e poder: o voluntarismo de agentes de Estado e sua influência no estabelecimento de normas e resoluções que podem afetar povos inteiros. O caso empírico escolhido para demonstrá-lo é o dos Panará e sua saga pelo Parque Xingu sob o comando de Orlando Villas-Bôas nos anos 70. Como estratégia de demonstração, utiliza-se a proposta de Edward Said sobre a importância que o início de uma narrativa tem para o seu desfecho. Portanto, dependendo de onde comecemos a analisar um evento, este pode revelar ou mesmo ocultar contornos relevantes para a sua conclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This article deals with a somewhat neglected aspect in State and power analyses, viz., the individual whims of State agents and how these influence decision-making processes that may affect entire peoples. To demonstrate this the article focuses on the case of the Panará Indians and their ordeal as uncomfortable “guests” of Orlando Villas-Bôas in the Xingu Park in the 1970s. Edward Said’s Beginnings has been the analytical inspiration to unravel the Panará situation. Depending on where we begin to tell a story, its outcome may take unpredictable turns. |
Licença:: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, em 18 de dezembro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
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