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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17706
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Title: Da família à creche : narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês
Authors: Fernandes, Marina Ribeiro da Cunha
Orientador(es):: Müller, Fernanda
Assunto:: Educação de crianças
Família
Creches
Mães e filhos
Bebês - socialização
Instituições sociais
Issue Date: 13-Feb-2015
Citation: FERNANDES, Marina Ribeiro da Cunha. Da família à creche: narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês. 2014. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Com base na ideia de que a creche é um direito da criança, e não somente de seus responsáveis, observa-se a tendência de mudança no padrão de educação de crianças de 0 a 3 anos. Antes, exclusividade da família, modelos atuais passam a contemplar contextos externos ao espaço doméstico, sem que a família seja considerada portadora de alguma patologia social (ROSEMBERG, 1995). Nesse quadro é importante conhecer como mães percebem e descrevem esse processo de transição, pois ainda poucos estudos têm dado atenção a esse processo. O objetivo desta dissertação de mestrado é descrever e interpretar narrativas de mães acerca dos processos de transição de seus bebês no contexto familiar à creche. Tratando família e creche como instituições sociais, este trabalho propõe uma discussão teórica sobre o conceito de transição para abranger esse processo que ocorre do espaço doméstico para a instituição educativa. A pesquisa de campo foi realizada com duas mães de classe média de Brasília/Distrito Federal, cujos bebês foram inseridos na creche durante o primeiro ano de vida. Foram realizadas duas entrevistas com cada mãe, que abordaram os temas família e creche. Como estratégia metodológica, esta pesquisa considerou a fotografia e as entrevistas para captar nas narrativas das mães como vivenciaram o processo de transição de seus bebês. Além disso, as fotografias motivaram a discussão das entrevistas e serviram de suporte para evocar memórias e comentários das entrevistadas através da estratégia de foto-elicitação. A análise dos dados identificou duas categorias explicativas do processo de transição, a saber: socialização e eventos preparatórios para a inserção do bebê na creche. Dessa forma, foi possível concluir que as mães buscam instituições educativas como parceiras na educação e cuidado de seus bebês motivadas pela socialização que promovem. Igualmente, o momento de inserção é de fundamental importância para as mães e requer preparação antecipada e contínua para vivenciarem o processo de transição de seus bebês.
Abstract: Based on the idea that early childhood education is a child’s right – and not only the parent’s - one may observe a changing tendency in the education pattern of children aged 0 to 3. Once exclusive to the family, current models have now begun to contemplate external contexts beyond the domestic space without the family being regarded a carrier of any social pathology (ROSEMBERG, 1995). In this context, it is important to see how mothers perceive and describe the transition process involved as not many studies have addressed it yet. This master's degree dissertation seeks to describe and interpret mothers' accounts of their babies' transition process into early childhood education in a family context. Treating family and early childhood education as social institutions, this paper offers a theoretical discussion on the concept of transition including this process from the domestic space to the educational institution. Field research involved two middle class mothers from Brasília - Federal District, whose babies were placed in early childhood education during the first year of life. Two interviews were held with each mother addressing the themes of family and early childhood education. The methodological strategy considered photographs and interviews to obtain the mothers' narratives on how they saw their babies' transition process. In addition, the pictures encouraged the discussion in the interviews and served as support to jog the interviewees' memories and spur comments using the strategy of photo-elicitation. Data analysis identified two explanatory categories of the transition process namely socialization and preparatory events for placing the baby in early childhood education. It was thus possible to conclude that the mothers seek educational institutions as partners in education and care of their babies based on the socialization they offer. The moment of ingression is of equal fundamental importance to the mothers and requires both prior and continual preparation, in order to follow their babies' transition process.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17706
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