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Título: Jovens e adultos na educação a distância : uma perspectiva disposicionalista
Autor(es): Reis, Geraldo Ananias
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Educação de jovens e adultos
Ensino a distância
Escolarização
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: REIS, Geraldo Ananias. Jovens e adultos na educação a distância: uma perspectiva disposicionalista. 2014. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa é resultado do trabalho realizado no eixo Sociedade, Capital Cultural e TICs, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação do Professor Dr. Carlos Alberto Lopes de Sousa. Foram identificadas oportunidades que a Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância proporcionaram a alguns dos seus egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), em Brasília-DF, identificando algumas particularidades de suas trajetórias de vida e a forma como influenciaram o processo de escolarização desses sujeitos. Este trabalho busca a possibilidade de um outro olhar para a realidade social dos sujeitos egressos da EJA na modalidade a distância: suas histórias, suas situações de vida, seu percurso escolar. Tendo o sujeito como foco, procuramos, através dos relatos de suas vivências, compreender as circunstâncias que possibilitaram a mudança de rumo em suas trajetórias escolares. Na pesquisa abordaram-se os sujeitos da EJA e suas especificidades, a partir de elementos da sociologia de Pierre Bourdieu e de Bernard Lahire. Partimos de uma perspectiva disposicionalista – disposição aqui entendida como as tendências incorporadas pelos sujeitos a partir do seu processo de socialização – por acreditarmos que essa abordagem nos permitiria apreender aspectos das trajetórias de vida desses sujeitos. Buscamos uma aproximação de retratos sociológicos dos sujeitos egressos da EJA/EaD, para tentar compreender certos aspectos de sua socialização que foram incorporados e que influenciaram no processo de escolarização. A partir das análises, entendemos que a escola ainda se apresenta como a instituição capaz de oportunizar melhorias nas condições de vida das pessoas e, por isso, ainda persiste a esperança de uma escola mais democrática. O Trabalho aparece em nosso estudo como um elemento que influencia tanto no abandono, como no retorno e na continuidade dos estudos. O Mercado de Trabalho, ao exigir uma melhor formação, influencia e motiva o retorno à escola e a conclusão do processo de escolarização.
Abstract: This research is the result of work done in the Education, Communication and Technology (ETEC) searching area, at the Graduate Program at the University of Brasilia (UnB), coordinated by Professor Dr. Carlos Alberto de Sousa Lopes. This work aims, through a look on youth and adult education in distance learning - EJA/EaD, to identify opportunities that these two learning modalities have provided to some of its egresses. This work is the result of a qualitative survey with egresses individuals from EJA in the distance modality offered by Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul – CESAS (Youth and Adults Education Center), in Brasília - DF. We have sought to identify the contribution they brought to the schooling process of these individuals and how they have influenced their life trajectory. The research seeks to offer the possibility of another look into the social reality of the egresses from EJA in the distance modality. Their stories, their life conditions, their school path. That way, focusing on the individual, we have sought, through their experiences reports, to understand the circumstances that have enabled a change in their school trajectories. In the research, we have approached EJA individuals and their specificities using Pierre Bourdieu’s and Bernard Lahire’s sociological elements. We believe these approaches will allow us to learn important and significant aspects of their life trajectories. In our work we seek, through interviews, an approach to sociological portraits of graduates subjects EJA/EaD, seeking to understand certain aspects of socialization that have been incorporated, inherited capital and habitus that influenced the schooling process. Considering the analysis, we could infer that the school is still an institution able to give opportunities to improve people’s life conditions, and, therefore, there is still hope for a more democratic school. The work appears in our study as an element that influences the abandonment, as in returning and continuing studies. The labor market by requiring better training influences and motivates to returning to school and completing the schooling process.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17730
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