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Título: "Tenho um aluno com transtorno de aprendizagem" : a subjetividade social de professoras em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Sá, Ana Luiza de França
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Transtornos de aprendizagem
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Práticas pedagógicas
Professores e alunos - educação
Data de publicação: 4-Mar-2015
Referência: SÁ, Ana Luiza de França. "Tenho um aluno com transtorno de aprendizagem": a subjetividade social de professoras em uma escola do Distrito Federal. 2014. xi, 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre a subjetividade social de professoras de uma escola do Distrito Federal a respeito do paradigma médico recorrente nas práticas pedagógicas como recurso necessário à rotina escolar. A identificação sobre a concepção das professoras da escola sobre o tema da aprendizagem colaborou para a produção teórica sobre o conhecimento dos supostos transtornos de aprendizagem e sua relação com a prevalência de aspectos biológicos e/ou sociais para a compreensão desse fenômeno. A recorrência de informações sobre o que são os supostos transtornos de aprendizagem não contribui, no entanto, para a prática pedagógica das professoras que participaram desta pesquisa como córpus, por acreditarem que o encaminhamento médico de crianças com suspeita de transtorno de aprendizagem faz parte da rotina pedagógica, mas não colabora para práticas diferenciadas para a superação das dificuldades apresentadas por elas. O que se identificou foi a manutenção do rótulo de incapacidade pautado em concepções de aprendizagem que compreendem o fenômeno como assimilação e reprodução dos conhecimentos exigidos pela escola, mensurados por meio do que as profissionais da escola chamam de “prova universal”. Este posicionamento impede que as professoras criem alternativas para o trabalho com crianças com diagnóstico de transtorno de aprendizagem a fim de superar suas dificuldades, pois a escola facilita a emissão excessiva de diagnósticos e atua como excludente e legitimadora das incapacidades entendidas como biológicas. Compreender a tensão existente entre a estrutura escolar, em suas dimensões física, ideológica e filosófica, e as professoras que participam da construção da identidade da escola traz como relevante a subjetividade social delas, como aspecto da instituição, sem descaracterizar a importância dos sujeitos individuais para a concretização das práticas recorrentes na escola que colaboram para a manutenção de uma lógica de culpabilização presente nesta instituição.
Abstract: This paper aims to elaborate on the social subjectivity of teachers from a school in the Distrito Federal regarding recurring medical paradigm in teaching practices as a necessary resource to the school routine. The identification on the design of school teachers on the topic of learning contributed to the theoretical literature on the knowledge of the supposed learning disorders and their relationship to the prevalence of biological and / or social for understanding aspects of this phenomenon. Recurrence of information that are supposed to learning disorders do not contribute, however, to the pedagogical practice of teachers by the survey believing that the medical referral of children with suspected learning disorder is part of the pedagogical routine, but not contributes to differentiated practices to overcome the difficulties presented by them. What was identified was the maintenance of disability label guided by conceptions of learning that comprise the phenomenon as assimilation and reproduction of knowledge required by the school, measured through the school professionals call "universal test". This positioning prevents teachers create alternatives to work with children diagnosed with learning disability to overcome their difficulties, because the school facilitates excessive emission diagnostics and acts as legitimating and exclusionary disability understood as biological. Understanding the tension between school structure in their physical, ideological and philosophical dimensions, and the teachers who participate in the construction of the identity of the school brings as relevant social subjectivity of teachers as an aspect of the institution without minimizing the importance of the individual subjects to implementation of recurrent practices in school that collaborate to maintain a blame paradigm of this institution.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17755
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