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Título : Recursos estéticos e alteridade : uma leitura interartes do Conto a terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa
Autor : Santos, Kelly Fabíola Viana dos
Orientador(es):: Tinoco, Robson Coelho
Assunto:: Arte contemporânea
Intertextualidade
Linguagem - crítica
Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - crítica e interpretação
Veloso, Caetano, 1942- crítica e interpretação
Fecha de publicación : 20-mar-2015
Citación : SANTOS, Kelly Fabíola Viana dos. Recursos estéticos e alteridade: uma leitura interartes do Conto a terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa. 2014. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Este trabalho busca verificar nas apropriações, intertextos e interdiscursos das artes contemporâneas, como os recursos estéticos verbais e não verbais enriquecem as produções e ampliam a forma de se comunicar sentidos e alteridades. Na análise dos intertextos e das transposições de obras de linguagem verbal em obras de linguagem não verbal, pretende-se verificar como se realizam as acomodações aos recursos estéticos próprios de cada linguagem, sem se desfazer os vínculos com a obra original. O conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, por ter influenciado a produção de diversas outras obras, é o ponto de partida deste estudo interartes. As diferentes expressões de alteridade na literatura e nas artes visuais, bem como os limites da linguagem visual em confronto com os limites da linguagem escrita para expressar sentidos e significados, são analisados a partir da transposição do conto de Guimarães Rosa para a canção de Caetano Veloso e, desta, para a instalação artística de Guto Lacaz. As três obras são homônimas, o que denuncia de imediato a ocorrência do intertexto. As questões de alteridade suscitadas pelas obras são averiguadas à luz dos estudos dos filósofos Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur e Jacques Derrida. Ao final, por meio da análise de um caso concreto, este estudo pretende demonstrar como as transposições de linguagens artísticas podem ser incentivadas no ambiente escolar, a fim de proporcionar expressão artística e literária aos estudantes, partindo-se da leitura e interpretação de poemas.
Abstract: This work aims to verify, in the appropriations, intertexts and interdiscourses of contemporary arts, such as verbal and nonverbal resources can enrich the aesthetic productions as well as it expands the ways to communicate senses and otherness. In the analysis of intertexts and of the artistic transpositions from works of verbal language into works of non-verbal language, we intend to investigate how the accommodations into the own aesthetic resources of each language, without undoing the ties to the original work, is performed. The tale A terceira margem do rio, by Guimarães Rosa, for having influenced the production of several other works, is the starting point of this interart study. The different expressions of otherness in Literature and in the Visual Arts, as well as the limits of the visual language in confrontation with the limits of writing to express meanings and significances, are analyzed from the transposition of the story by Guimarães Rosa for the song by Caetano Veloso and then, for the art installation by Guto Lacaz. The three works are homonyms, which immediately denounces the occurrence of the intertext. The issues of otherness raised by those works of art will be investigated in the light of the studies of philosophers Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur and Jacques Derrida. Finally, through the analysis of a particular case, this study aims to demonstrate how the transpositions of artistic languages can be encouraged in the school environment in order to provide students with artistic and literary expression, starting from the reading and interpretation of poems.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17819
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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