http://repositorio.unb.br/handle/10482/17843
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_BarbaraSilvaDiniz.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação da mediação de conflitos no contexto escolar : um estudo de caso no Distrito Federal |
Autor(es): | Diniz, Bárbara Silva |
Orientador(es): | Castro, Vanessa Maria de |
Assunto: | Mediação de conflitos Direitos humanos - escolas Violência escolar - prevenção Escolas - Brasília (DF) |
Data de publicação: | 27-Mar-2015 |
Data de defesa: | 27-Nov-2014 |
Referência: | DINIZ, Bárbara Silva. Avaliação da mediação de conflitos no contexto escolar: um estudo de caso no Distrito Federal. 2014. 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é avaliar o Projeto “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar”, no período de 2010 a 20013, como uma ação de educação para os direitos humanos e uma cultura da paz. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este trabalho foram Focault, Arendt e Weber, no que se refere à instituição escolar; Wieviorka, Charlot e Debarbieux quanto à violência no contexto escolar. Em relação à mediação de conflitos, adotou-se a posição da mediação social, de origem francesa, tendo-se como teóricos de trabalho Bush e Folger, Warat e Six. Esta avaliação caracterizou-se como um estudo de caso, pelo qual se buscou compreender o objeto estudado por meio da avaliação de sua implementação e de seus impactos numa escola do Distrito Federal. Para a construção dos dados fez-se uso de entrevistas, grupo focal e nota de campos bem como de pesquisa documental. Para análise e interpretação dos dados fez-se uso da análise de conteúdo, tendose o auxílio do software QSR N´Vivo® 10.0. Os resultados mostraram que o Projeto Estudar em Paz contempla uma proposta de educação para os direitos humanos e cultura de paz. Na escola pesquisada a formação em mediação social contribuiu para que os alunos participantes desenvolvessem habilidades para lidar de forma pacífica e dialogada com os conflitos e violências no contexto escolar e no cotidiano diário, bem como aumentou sua conscientização sobre as diversas violências, em especial as estruturais. No entanto, observou-se que o Projeto ainda encontra dificuldades para se efetivar como ação permanente dentro do sistema escolar. |
Abstract: | This dissertation aims to evaluate the program “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar” (Study in Peace: conflict mediation in the school context) during the years 2010 to 2013, as educational program towards human rights and peace education. This research is based upon works of Focault, Arendt e Weber concerning the educational institution; of Wieviorka, Charlot e Debarbieux concerning violence in the school environment. Concerning the conflict mediation, the research worked with the concept of social mediation, which is of french origin, based upon the works of Bush and Folger, Six and Warat. This evaluation was characterized as a case study, as it aimed to comprehend the object of study evaluating its implementation and impact in one of the schools that implemented the project in the Brazilian Federal District. The research data was built through interviews, focus groups, field notes and documental research. To analyze and interpret the data, The analysis and interpretation of the research data was made by content analys, with the assistance of QSR N’Vivo 10.0 software. The results show that the “Estudar em Paz” program contemplates a proposal of educating towards human rights and a culture of peace. At school researched, the course of social conflicts mediation contributed to the development of skills for the students to deal peacefully and through dialogue with conflicts and violence in the school and daily routine as well increased their awareness of the various types of violence, especially structural violence. However, it was observed that the “Estudar em Paz” program still faces difficulties to be effective as a permanent action within the school system. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.17843 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.