http://repositorio.unb.br/handle/10482/17875
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_DaniloDeCarvalhoEFrabetti.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Sombra e vapor : a manutenção da memória nas obras de Manet e Mallarmé |
Other Titles: | Shadow and steam : the memory’s maintenance in the works of Manet and Mallarmé |
Authors: | Frabetti, Danilo de Carvalho e |
Orientador(es):: | Eyben, Piero Luis Zanetti |
Assunto:: | Pintura Poesia Manet, Edouard, 1832-1883 Mallarmé, Stéphane, 1842-1898 |
Issue Date: | 10-Apr-2015 |
Data de defesa:: | 24-Mar-2014 |
Citation: | FRABETTI, Danilo de Carvalho e. Sombra e vapor: a manutenção da memória nas obras de Manet e Mallarmé. 2014. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | O presente trabalho propõe um estudo inter-relacionado entre pintura e poesia, especificamente entre as obras de Manet e Mallarmé. Importantes para as novas escolas de pintura e poesia que se manifestavam na França em meados do século XIX, Manet é nomeado pelo poeta como chefe da nova escola de pintura, ao passo que Mallarmé respondia pelo título de príncipe dos poetas. No desenvolvimento do trabalho as leituras partem sempre do corpo das obras, suas relações materiais e temáticas. Podemos ler os quadros do pintor ao passo que podemos ver os poemas do poeta, tamanho o grau de relações existentes entre as obras dos artistas. Contemporâneos, amigos e confidentes, Mallarmé escrevendo as pinturas, Manet pintando os poemas, suas obras afins explicitamente relacionadas, como o artigo escrito por Mallarmé Édouard Manet and the Impressionists e o Retrato de Stéphane Mallarmé pintado por Manet, além de relações desenvolvidas sob a égide das temáticas possibilitadas por concepções similares e correspondentes relativas ao universo da obra de arte em sua generalidade. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work proposes an interrelated study between painting and poetry, specifically between the works of Manet and Mallarmé. Important to the new schools of painting and poetry who were manifested in France in the middle of the 19th century, Manet is named by the poet as chief of the new school of painting, while Mallarmé answered by the title of Prince of poets. In developing of the job the readings always departs form the body of the works, their physical and thematic relations. We can read the painter’s pictures while we can see the poet’s poems due to the high degree of existing relationships between the works. Contemporary, friends and intimates, Mallarmé writing the pictures, Manet drawing the poems, their works explicitly related, as the Mallarmé’s article Édouard Manet and the Impressionists and the Portrait of Stéphane Mallarmé painted by Manet, besides relations developed under the aegis of themes made possible by similar conceptions to the universe of the work of art in general. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.