http://repositorio.unb.br/handle/10482/17898
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_JurandidaSilvaArrudaJunior.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Desenvolvimento de um método para redução do consumo de combustível no transporte rodoviário de cargas : capacitação, aplicações de torque e telemetria para veículos pesados |
Autre(s) titre(s): | Development of a method for reducing fuel consumption in road transport loads : training, torque and telemetry applications for heavy vehicles |
Auteur(s): | Arruda Júnior, Jurandi da Silva |
Orientador(es):: | Sá Fortes, José Augusto Abreu Sá |
Assunto:: | Motoristas - Brasil Transporte rodoviário - Brasil Capacitação de empregados |
Date de publication: | 15-avr-2015 |
Data de defesa:: | 30-jui-2014 |
Référence bibliographique: | ARRUDA JÚNIOR, Jurandi da Silva. Desenvolvimento de um método para redução do consumo de combustível no transporte rodoviário de cargas: capacitação, aplicações de torque e telemetria para veículos pesados. 2014. xiv, 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Este trabalho busca aplicar a capacitação de motoristas e de gestão para, por meio de tecnologia inovadoras, aumentar a competitividade das empresas de transporte rodoviário de cargas no Brasil. É bastante conhecido o peso da matriz de transporte de cargas brasileira sobre o modo de transporte rodoviário. Apesar desta participação esmagadora, as empresas de transporte nacionais vêm perdendo competitividade e lucratividade, o que enseja a busca por novos métodos de trabalho e de gestão destas organizações para enfrentar os custos crescentes. Notadamente, os combustíveis têm preponderância nos custos do frete. Para que as empresas tenham maior controle sobre esse insumo do transporte, este trabalho buscou mostrar que uma ação integrada de capacitação dos motoristas em técnicas de condução avançadas, otimização do uso dos motores dos caminhões pesados, em função das rotas e dos tipos de cargas transportados, além de telemetria para aferição do desempenho de ambos, homem e máquina, poderiam gerar economias de combustível consideráveis, o que se mostrou verdadeiro nas três fases de aplicação do método testado. A conclusão é que o uso do método proposto pode gerar economia de combustível nas empresas da ordem de 12% a 22% do combustível normalmente consumido para o mesmo deslocamento. Essa economia gera ainda outros ganhos econômicos, como menor custo de manutenção e menor desgaste de material, além de ganhos sociais, pois os motoristas participantes da pesquisa sentiram-se mais valorizados e comprometidos com sua profissão. Adicionalmente, mas não menos importante, temos a redução da poluição ambiental, diretamente proporcional à redução do consumo de combustível pelos veículos movidos a diesel. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper seeks to apply the training of drivers and management, for, through innovative technology, increasing competitiveness of road freight transport companies in Brazil. It is well known the weight of the transportation charges on how Brazilian road transport matrix. Despite this overwhelming participation of national transport companies have been losing competitiveness and profitability, which entails the search for new ways of working and management of these organizations to address rising costs. Notably, the fuel take precedence in shipping costs. For companies to have greater control over this input transport, this study aimed to show that an integrated action, training of drivers with advanced driving techniques, optimizing the use of engines of heavy trucks, depending on the routes and types of loads transported, and telemetry to measure the performance of both man and machine, could generate considerable fuel savings, which proved true in all three phases of the method tested. The conclusion is that using the proposed method can generate fuel savings companies in the order of 12% to 22% of fuel normally consumed for the same displacement. This economy also generates other economic gains such as lower maintenance costs and less wear material, and social gains, since drivers survey participants felt more valued and committed to their profession. Additionally but not least, we have the reduction of environmental pollution, directly proportional to the reduction of fuel consumption by diesel-powered vehicles. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.