http://repositorio.unb.br/handle/10482/17965
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_MarcelaSoutodeOliveiraCabralTavares.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A transição agroecológica no assentamento colônia I em Padre Bernardo- GO : articulando as dimensões de um processo socioeducativo |
Auteur(s): | Tavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral |
Orientador(es):: | Sá, Laís Maria Borges de Mourão |
Assunto:: | Educação do campo Ecologia humana Ecologia agrícola |
Date de publication: | 23-avr-2015 |
Data de defesa:: | 18-avr-2012 |
Référence bibliographique: | TAVARES, Marcela Souto de Oliveira Cabral. A transição agroecológica no assentamento colônia I em Padre Bernardo- GO: articulando as dimensões de um processo socioeducativo. 2012. xviii, 247 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Este trabalho trata de um Estudo de Caso sobre o processo de transição agroecológica realizado no assentamento Colônia I em Padre Bernardo - GO. Destaca-se no trabalho a análise da mudança do modelo produtivo convencional e a adoção de modelos de produção agroecológicos por meio da formação socioeducativa e da colaboração de parceiros institucionais aos assentados. Como hipótese considerou-se que a transição agroecológica foi um processo educativo de ruptura de antigos paradigmas que exigiram da comunidade a construção de novos saberes. A metodologia desenvolvida buscou conjugar aspectos da pesquisa quantitativa e qualitativa, combinando instrumentos de coleta de dados: observação participante, grupos focais, e entrevistas semi-estruturadas. Como resultado foi possível apontar: 1. empoderamento do grupo de mulheres Sabor do Cerrado; 2. o fortalecimento das aprendizagens grupais; 3.a gestão participativa do Grupo Vida e Preservação, 4. a construção, dentro da UnB de um espaço formativo e transformador de conhecimento; 5. um aumento considerável do valor médio da renda familiar em Hum mil duzentos e vinte sete reais e sessenta e sete centavos (R$ 1.227,67) por unidade de produção;6. a ampliação exponencial da disponibilidade de produtos para o consumo familiar e posteriormente para a comercialização7. o acesso mais estável a água e a minimização das perdas dos fluxos mediante o manejo do microclima local; 8. no solo, a realização de mosaicos produtivos que tem gerado cada vez mais agroecossistemas estáveis ecologicamente e economicamente, reduzido a ação de pragas e enfermidades; 9. A compreensão da complementariedade entre as duas lógicas produtivas: a lógica coletivista e a lógica camponesa; 10. as significativas melhoras na capacidade de organização social e econômicas do grupo para o enfrentamento do mercado inclusive subvertendo sua ordem econômica em detrimento da garantia da ordem moral e simbólica camponesa. Finalmente, conclui-se pela necessidade de fortalecimento da agricultura agroecológica sustentável, onde o pequeno agricultor camponês, seja central e promotor no desenvolvimento de um novo projeto de campo com repercussões para toda a sociedade. Onde esse campo seja o lugar de vida e trabalho; campo como produtor de alimentos, numa visão estratégica de segurança e soberania alimentar; campo como gerador de trabalho e renda; campo como guardião da biodiversidade; campo como formador de cultura, campo como um modo de vida, - Campo como continuidade da narrativa histórica! ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work is a case study about the process of agroecological transition that occurred in the Colônia I Padre Bernardo – GO rural settlement. The study focuses on the analysis of a change from conventional production models to systems based on agroecology, thanks to an educational process, and the collaboration of institutional partners. This research was based on the assumption that the agroecological transition was an educational process, consisting on the breaking of old paradigms held by the community, who also took part in the elaboration of new practices and knowledges. Techniques from both quantitative and qualitative research were employed in the methodology to collect data and information: participant observation, focus groups and semi-structured interviews. As a result, we must point out: 1. The empowerment of the women’s group Sabor do Cerrado; 2. The strengthening of collective learning; 3. Participatory management of the group called Vida e Preservação; 4. The constitution of educational spaces inside the University of Brasilia.; 5. A considerable rise of average value of the family income (R$ 1.227,67) per production unit; 6. The enlargement of product availability for familiar use, and subsequently for commercialization; 7. Stable access to water, and minimization of losses by means of handling the local microclimate; 8. The implementation of productive mosaics, which have generated both economically and ecologically balanced agroecosystems, reducing the illnesses and pests; 9. Of the complementarity between two production logics: the collectivist logic and the peasant logic; 10. The improvement of the capability of social and economic organization of the community facing the market. Finally, the work concludes that it is basic to strengthen the idea of a sustainable, agroecological agriculture, free of toxics, a model in which the small rural agriculturist be a central figure for the development of a new project for rural areas, which should have repercussions upon the whole society. A project in which the country field acts as provider of work, income, food, the guardian of biodiversity and as a way of life – the country as historic narrative! _____________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Le présent travail est une étude de cas sur le mécanisme de transition agro-écologique realisée dans la communauté paysanne Colônia I, à Padre Bernardo, état du Goiás. L’analyse du changement du modèle productif conventionnel et l’adoption de modèles agro-écologiques de production avec l’appui d’une formation socioéducative dispensée aux paysans avec la collaboration de partenaires institutionnels sont les principaux thèmes de cette étude. L’hypothèse de départ était la suivante : la transition agro-écologique a été um processus éducatif de rupture avec les anciens paradigmes qui ont imposé à la communauté l’élaboration de nouvelles connaissances. La méthodologie appliquée a eu pour but d’harmoniser différents aspects de la recherche quantitative et qualitative, en combinant des instruments pour la collecte de données : l’observation participante ; les groupes de discussion (focus groups); et les entretiens semi-directifs. Pour ce qui est des résultats obtenus, il a été possible de d’observer: 1. l’autonomisation (empowerment) du groupe de femmes Sabor do Cerrado; 2. l’affermissement des apprentissages en groupes; 3. la gestion participative du groupe Vida e Preservação; 4. l’établissement, au sein de l’Université de Brasília, d’un espace de formation et de transformation de savoirs; 5. l’augmentation considérable de la valeur moyenne du revenu des ménages à mil deux cents vingt sept Reais e soixante sept centimes (R$ 1.227,67) par unité de production; 6. l’élargissement exponentiel des produits disponibles à la consommation des ménages et, postérieurement, à la commercialisation; 7. la stabilisation de l’accès à l’eau et la minimisation des pertes des flux dues à la gestion du microclimat local; 8. la réalisation de mosaïques productifs, au niveau du sol, a produit des agro-écosystèmes écologiquement et économiquement stables, emmenant à une réduction des effets des fléaux et des infermités; 9. la compréhension de la complementarité entre deux logiques productives: la logique collectiviste et la logique paysanne; 10. les importantes améliorations de la capacité d’organisation sociale et économique du groupe pour faire face aux défis du marché et à la déstabilisation de son ordre économique au détriment de la garantie de l’ordre moral et symbolique du milieu paysan. En termes de conclusion, le renforcement de l’agriculture agroécologique durable se montre nécessaire, sous la forme d’un cadre oú le paysan a un rôle central et responsable dans le développement d’un nouveau projet pour le milieu rural avec des repercussions sur la société. Un milieu rural qui soit propice à la vie et au travail; un milieu rural comme producteur d’aliments, dans une vision stratégique de sécurité et souveraineté alimenaire; un milieu rural créateur d’emplois et de revenu; um milieu rural garant de la biodiversité; un milieu rural formateur de culture, d’un mode de vie unique – Un milieu rural comme une continuité du récit historique! |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.