Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_JuzaniaOliveiradaSilvaBrandao.pdf3,33 MBAdobe PDFView/Open
Title: Turismo de base comunitária : ressignificando a concepção de comunidade
Authors: Brandão, Juzânia Oliveira da Silva
Orientador(es):: Moesch, Marutschka Martini
Assunto:: Brasil. Ministério do Turismo - projetos
Turismo
Comunidade
Turismo e Estado
Turismo de Base Comunitária
Issue Date: 24-Apr-2015
Citation: BRANDÃO, Juzânia Oliveira da Silva. Turismo de base comunitária: ressignificando a concepção de comunidade. 2014. 214 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O interesse dessa pesquisa recai sobre a questão conceitual na qual diferentes propostas de turismo tem como alicerce o encontro entre visitantes e anfitriões e como muitos destes encontros intitularam-se desenvolvedores do Turismo de Base Comunitária. Trata também sobre a notoriedade que este tema ganhou nos últimos anos e sua real condição de avançar para além de uma segmentação mercadológica turística, que constituirá aqui a principal investigação. É a partir dessa realidade que se constrói a questão problema deste estudo: quais os efeitos no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária com o reducionismo em seu tratamento quando compreendido como segmentação turística pelo Ministério do Turismo? Dessa forma, analisar-se-á os projetos apoiados pelo Ministério do Turismo em seu edital de chamada pública de 2008 na tentativa de encontrar respostas quanto a concepção e compreensão de Turismo de Base Comunitária – TBC - tanto do órgão em questão como das iniciativas selecionadas que esse edital reverberou como sendo desenvolvedoras do Turismo de Base Comunitária. O estudo do tema proposto e de cunho qualitativo, adota como caminho metodológico o quadro de referência do materialismo dialético e a análise documental como estratégia de evidenciação dos dados a serem tratados a partir da análise de conteúdo. As análises permitiram encontrar respostas sobre a fragilidade da ausência de uma definição nos projetos do TBC do conceito de comunidade e as consequências disso na aplicação do edital utilizando-se somente do quesito “protagonismo” para definir o que se constituiu como segmento.
Abstract: The interest for this study rests with the conceptual issue in which different proposals of Tourism have the meeting between visitors and hosts as a base, and in the way many of these meetings have entitled themselves Community Based Tourism.It also discusses about notoriety the this subject has achieved over the last years and its real condition on advancing to more than a Tourism market segmentation, what constitutes here its main investigation.Through this reality, this research’s question was built: what are the effects of reductionism of term Community Based Tourism while being comprehended as a tourism segmentation by Brazilian Ministry of Tourism? In that case, projects that are supported by Ministry of 2008 Tourism on Public Calling Notice in attempt of finding responses about Community Based Tourism (CBT) conception and comprehension as from organization in question as from selected initiatives, announced on this Notice as Community Based Tourism developer. This research, qualitative, adopts a dialectical materialism frame of reference as methodology, and documentary analysis as a data indentification strategy, which has been checked through analysis of contents, what allowed to find answers concerning to fragility of the lack in CBT projects definition of a concept of community and its consequences in application of the Notice just based on the factor “role” to define what ended up being a market segment.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17983
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17983/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.