http://repositorio.unb.br/handle/10482/1800
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_CarlosFelipeADantas_atecap2.pdf | Parte 1 | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2007_CarlosFelipeADantas_cap3.pdf | Parte 2 | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2007_CarlosFelipeADantas_cap4_atefinal.pdf | Parte 3 | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A “transformação do lugar” na arquitetura contemporânea |
Autor(es): | Dantas, Carlos Felipe Albuquerque |
Orientador(es): | Schlee, Andrey Rosenthal Recamán, Luiz |
Assunto: | Arquitetura moderna - teoria crítica Espaço (Arquitetura) |
Data de publicação: | 1-Out-2009 |
Data de defesa: | Mar-2007 |
Referência: | DANTAS, Carlos Felipe Albuquerque. A “transformação do lugar” na arquitetura contemporânea. 2007. 178 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Esta pesquisa procura abordar algumas discussões específicas relacionadas à crítica e à teoria da arquitetura contemporânea a partir de um enfoque principal: a investigação sobre a transformação do “lugar”. Constituindo uma revisão das questões do “lugar”, o conteúdo desenvolvido parte da análise da obra do arquiteto português Álvaro Siza Vieira para avançar sobre as possíveis relações entre
arquitetura e contexto. Duas obras do arquiteto são estudadas de maneira
detalhada: a Igreja de Santa Maria, em Portugal, e o Museu Iberê Camargo, no
Brasil. A partir desses estudos são examinados diversos aspectos inter-relacionados às discussões do “lugar”, construindo assim parâmetros para uma reflexão mais atualizada do tema. Ampliando a pesquisa será analisado também um projeto do escritório holandês OMA, cujo sócio principal é o arquiteto Rem Koolhaas. A obra
selecionada – a Casa da Música, localizada em Portugal – permite investigar um método de projeto e de análise da cidade que estabelece uma outra leitura da espacialidade contemporânea, que conseqüentemente configura uma possibilidade
distinta de entendimento da relação entre arquitetura e contexto. Logo, a pesquisa
gera um contraponto importante ao analisar dois arquitetos com processos projetuais muito diferentes, mas que se aproximam pelo fato de que ambos enfrentam o mesmo problema – os complexos fenômenos da cidade contemporânea. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This research looks for to approach some specific quarrels related to the critical and the theory of the contemporary architecture from a main point: the inquiry on the transformation of the “place”. Constituting a revision about the questions of the “place”, the developed content begins with the analysis of the workmanship of the Portuguese architect Alvaro Siza Vieira to advance on the possible relations between architecture and context. Two workmanships of the architect are studied in detailed way: the Church of Saint Maria, in Portugal, and the Iberê Camargo` Museum, in Brazil. From these studies diverse aspects interrelated to the quarrels of the “place” are examined, thus constructing parameters for a brought up to date reflection of the subject. Extending the research, a design of dutch office OMA will also be analyzed, whose main partner is the architect Rem Koolhaas. The selected workmanship - the House of the Music, located in Portugal - allows to investigate a method of project and analysis of the city that establishes another look at the contemporary spaces of the cities , who consequently configures a distinct possibility of agreement of the relation between architecture and context. Soon, the research generates a counterpoint when analyzing two architects with very different design process, but that come close for the fact that both face the same problem - the complex phenomena of the contemporary city. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.