http://repositorio.unb.br/handle/10482/18149
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2015_DanielSebastianGrandaHenao.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Colômbia de Uribe a Santos : reposicionamentos da segurança na política externa colombiana a partir de 2010 |
Auteur(s): | Granda Henao, Daniel Sebastián |
Orientador(es):: | Vaz, Alcides Costa |
Assunto:: | Política externa - Colômbia Segurança - América do Sul |
Date de publication: | 14-mai-2015 |
Data de defesa:: | 27-fév-2015 |
Référence bibliographique: | GRANDA HENAO, Daniel Sebastián. Colômbia de Uribe a Santos: reposicionamentos da segurança na política externa colombiana a partir de 2010. 2015. viii, 148, [78] f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | As políticas de segurança na Colômbia possuem um caráter interméstico intrínseco devido às dinâmicas do conflito armado, os problemas associados ao narcotráfico e a intervenção estadunidense. Nesse sentido, é possível afirmar que a política externa do país tem dependido em grande medida dos assuntos de segurança e defesa. Ainda, as visões sobre a política nacional e internacional do ex-Presidente Uribe (2002-2006/2010), especialmente no que se refere aos países vizinhos, foi fonte de conflito entre os governos da região sul-americana durante a primeira década do século XXI ao se focar em “derrotar a ameaça narcoterrorista”. Entretanto, alguns autores afirmam que a política externa colombiana teve um ponto de inflexão com a troca de governo em 2010, apelando ao maior dinamismo e participação na política regional, reestabelecendo as relações com os países vizinhos, e redefinindo seu papel no cenário internacional, com protagonismo nos assuntos latino-americanos. Esta dissertação procura estabelecer uma análise da política externa colombiana, especificamente na sua dimensão de segurança, procurando os determinantes internos e externos dessa mudança de política, assim como as condições que pudessem afirmar se existe ou não tal reposicionamento a partir do exame de algumas das suas agendas bilaterais mais críticas. Toma-se como estudos de caso às relações bilaterais da Colômbia com o Brasil, o Equador, os Estados Unidos e a Venezuela com o intuito de analisar como têm se transformado as relações de segurança com alguns dos países mais envolvidos com a crise colombiana. Trabalha-se com base no modelo de análise de mudanças em política externa de Gustavsson (1999), o metodo de process tracing para procurar esses processos internos de mudança na trajetória, e um conceito ampliado sobre a securitização. |
Abstract: | Security policies in Colombia have an intrinsic intermestic character due to the armed conflict dynamics, drug trafficking related issues and American intervention. Thus, it is possible to allege that Colombian foreign policy had largely depended on security and defense matters. Yet, former President Alvaro Uribe’s (2002-2006/2010) perception of domestic and international politics, especially on the respect of Colombia’s neighbor countries, was a source of conflict among governments in South America during most part of the 21st Century first decade by focusing on “defeat the narcoterrorism threat”. However, several authors and observers claim that Colombian foreign policy had an inflection juncture when government changed in 2010, appealing to a larger dynamism and participation in regional politics, reestablishing relations with neighboring countries, and redefining country’s role in the international scenario with some kind of protagonism in Latin-American affairs. This dissertation work aims to establish an analysis of Colombian foreign policy, particularly in its security dimension, looking for internal and external determinants within the alleged policy change, as well as the conditions that would affirm whether there is a repositioning or not by examining some of its most critical bilateral agendas. Bilateral relations with Brazil, Ecuador, Venezuela and the United States are taken as study cases in order to analyze how Colombia’s security relations have transformed with some of the most involved countries with the Colombian crisis. We work with the changing foreign policy model of analysis proposed by Gustavsson (1999), process-tracing method to find the critical change processes within case, and an enlarged securitization concept. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Relações Internacionais (IREL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18149 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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