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Titre: Estudo de caso sobre o desenvolvimento da consciência sintática em sala de aula
Auteur(s): Silva, Juliana Carolina Argenta Carlos Lopes da
Orientador(es):: Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto:: Teoria gerativa
Aprendizagem
Métodos de ensino
Ensino
Date de publication: 19-mai-2015
Référence bibliographique: SILVA, Juliana Carolina Argenta Carlos Lopes da. Estudo de caso sobre o desenvolvimento da consciência sintática em sala de aula. 2015. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Résumé: Esta dissertação tem objetivo de demonstrar de que forma os princípios relacionados à teoria gerativista, aliados a metodologias que privilegiam a aprendizagem com metacognição, podem contribuir para o ensino de gramática na educação básica. Para tanto, está organizada em três partes principais: (i) o primeiro capítulo, com base em Lobato (2003), Kato (2005), Pilati; Naves; Vicente & Salles (2011), Vicente & Pilati (2012) e Silva (2013), desenvolve um arcabouço teórico a respeito de metodologias de ensino de aspectos linguísticos e gramaticais da língua portuguesa, (ii) o segundo capítulo analisa metodologias de ensino de língua desenvolvidas no Brasil e em Portugal para verificar o que há de material disponível para os professores e de que forma tais metodologias podem ser aplicadas em sala de aula com vistas a tornar o ensino de língua portuguesa mais eficaz e (iii) o terceiro capítulo, com base nas ideias de Lobato (2013), Costa et al (2011),Vicente & Pilati (2012) e Pilati (2014), desenvolve, testa e analisa uma atividade gramatical sobre identificação e classificação do sujeito e do predicado. Os alunos que tiveram contato com o material didático desenvolvido demonstraram uma nítida associação do conteúdo estudado ao conhecimento de mundo que possuem. Pode-se perceber que a abordagem do aprendizado pela descoberta, com metacognição, revela-se um caminho promissor no ensino de língua materna, porque foi possível notar a evolução das respostas dos alunos, com relação à complexidade e ao uso das terminologias e o desenvolvimento do raciocínio destes diante das análises.
Abstract: This essay will attempt to demonstrate the way the principles related to gerativist theory allied to methodology that emphasizes on metacognition process may help students to learn grammar more effectively. So, it is divided into three main parts: (i) the first chapter, based on Lobato (2203), Kato (2005), Pilati; Naves; Vicente & Salles (2011), Vicente & Pilati (2012) and Silva (2013), develops a theoretical framework about teaching methodologies on linguistic and grammatical aspects of Portuguese language, (ii) the second chapter analyses methodologies applied in languages developed in Brazil and Portugal to check out any available material to teachers and how it can be adopted in classrooms to make Portuguese learning easier and (iii) the third chapter, which is based on Lobato ideas (2013), Costa et al (2011), Vicente & Pilati (2012) and Pilati (2014), advances, tests and analyzes a grammatical activity about identification and arrangement of subject and predicate. Students that were in contact with consolidated didactic material demonstrated a well-marked association of the content and the world they live in. The learning process related to metacognition methodology reveals to be a promising path to mother-tongue teaching, because it was possible to note the evolution of students‟ feedback related, especially, to the complexity, the use of terminologies and development of reasoning.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18206
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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