http://repositorio.unb.br/handle/10482/18340
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_NayaradePaulaMartins.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire na promoção da educação ambiental na escola |
Autor : | Martins, Nayara de Paula |
Orientador(es):: | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar |
Assunto:: | Educação ambiental Freire, Paulo, 1921-1997 Educação para a paz |
Fecha de publicación : | 9-jun-2015 |
Data de defesa:: | 22-ene-2015 |
Citación : | MARTINS, Nayara de Paula. Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire na promoção da educação ambiental na escola. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumen : | Nossa proposição baseia-se na construção curricular a partir dos temas geradores, numa perspectiva freireana, para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. Especificamente, buscou-se vivenciar e analisar o processo de desenvolvimento do currículo nas suas principais etapas: levantamento preliminar; identificação da temática de interesse da comunidade (temas geradores); envolvimento dos professores e elaboração do programa interdisciplinar, avaliação da aplicação do programa e da receptividade dos estudantes e professores participantes.A proposta do tema gerador é uma alternativa metodológica para o ensino não só em EA.Elaemerge da realidade social e histórica dos indivíduos envolvidos trazendo maior significado dos conteúdos para os educandos, visando sua transformação e construção de visões críticas do mundo. A pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, especificamente nos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram construídos a partir do diálogo com a comunidade e com os educandos, das anotações feitas em diário de campo, das entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes e questionário aplicado ao final do processo para os mesmos. Os principais temas geradores foram: violência, drogas, mídia e consumismo. Conclui-sequehouve grande aceitação dos educandos para esta proposta. Muitos deles afirmaram ter gostado do ambiente dialógico, porque a aprendizagem se tornou mais fácil devido a dinâmica proposta. Outro aspecto destacado pelos educandos foi a relação do conhecimento com o dia-a-dia, ou seja, os temas foram significativos para eles. O resultado mais marcante foi o envolvimento dos estudantes, que inicialmente encontravam-se passivos e durante o processo se tornaram sujeitos de sua própria história.Os temas geradores se apresentaram como importante metodologia para a promoção da Educação Ambiental na escola. |
Abstract: | Our proposition is based on the curriculum construction from generating themes, in Freire's perspective, for the promotion of environmental education (EE) in school. Specifically, we sought to experience and analyze the curriculum development process in its main stages: preliminary survey; issue of identification of community interest (main themes); involvement of teachers and elaboration of the interdisciplinary program, evaluation of program implementation and receptivity of students and teachers participating. The proposal generator theme is a methodological alternative for teaching not only in EA. It emerges from the social and historical reality of the individuals involved bringing greater significance of the contents to the students, who act as participatory process subject. The research was based on qualitative methodology, specifically the principles of action research. Data were built from the dialogue with the community and the students, the notes made in a field diary, the semi-structured interviews with students and questionnaire at the end of the process for the same. The main themes emerged were: violence, drugs, media and consumerism. It was concluded that there was wide acceptance of students for this proposal. Many of them said they liked the dialogic environment, because learning has become easier due to dynamic proposal. Another aspect highlighted by students was the relationship of knowledge to the day-to-day, that is, the subjects were significant for them. The most striking result was the involvement of students, who initially found themselves liabilities and in the process have become subjects of their own history. The main themes presented as an important methodology for the promotion of environmental education at school. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2015. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.22.D.18340 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.